O turismo que respeita a Natureza, a cultura e as populações locais está a ganhar popularidade em todo o mundo. Afinal, se não defendermos o nosso planeta enquanto o visitamos, o que restará dele? Os menos atentos podem pensar que o ecoturismo é um conceito novo, mas não.
Foi ainda nos anos 80 do século passado que se discutiu este tema pela primeira vez, mas apenas na década seguinte se consolidou como uma forma de viajar que tem como objetivo minimizar os danos provocados pelos viajantes no meio ambiente.
A Organização das Nações Unidas considerou 2002 o ano do ecoturismo, no entanto, só a partir de 2010 é que houve um crescimento mais sério nesta área e uma aposta na educação, não só dos turistas, mas também das populações locais para que se tornassem guardiães da Natureza e das suas tradições.
É procurado por quem quer fugir do turismo de massas e acredita-se que a pandemia contribuiu para que mais pessoas queiram viajar desta forma.
O que é o ecoturismo?
A Rede Global de Ecoturismo define ecoturismo como viagens responsáveis a zonas naturais que contribuem para conservar o meio ambiente, mantêm o bem-estar da população local e criam conhecimento e compreensão através da interpretação e educação de todos os envolvidos: visitantes, staff e visitados.
No ecoturismo, hotéis, lojas, restaurantes e empresas de atividades respeitam a definição citada e trabalham todos em prol de um comércio justo.
Benefícios do ecoturismo
Além do respeito pelo ambiente, o ecoturismo tem uma ligação estreita à economia local e às pessoas que ali vivem. O dinheiro gerado por este tipo de turismo está destinado à comunidade local em vez de ser dirigido às grandes empresas.
Já os turistas que optem por este tipo de viagens podem contar com um conhecimento mais profundo da cultura e do meio ambiente e um contacto mais direto com os locais.
Países a visitar
De acordo com o Fórum Económico Mundial, este é o top quatro de destinos de ecoturismo a visitar em 2022, tendo em conta os seus recursos naturais, áreas e espécies protegidas.
Brasil
Com uma paisagem natural rica e diversificada, o Brasil está a apostar no ecoturismo, e a Amazónia, considerada o pulmão do mundo, é o destino número um para os amantes deste tipo de viagens.
México
Floresta, reservas de biosfera e praias magníficas são um trio de peso no México no que ao ecoturismo diz respeito. Maya Ka’an é um dos destinos imperdíveis devido à Reserva da Biosfera Sian Ka’na.
Costa Rica
É um dos países que aposta há mais tempo no ecoturismo, o que não é de estranhar se pensarmos que é o país com maior biodiversidade do mundo e que 25 por cento do seu território foi transformado em reservas e parques protegidos.
Peru
A paisagem natural peruana, feita sobretudo de montanhas, é de cortar a respiração. Os ecoturistas vão adorar o Parque Nacional de Huascarán.