Existem alturas em que todos os dias parecem iguais. Acordamos, vamos para o trabalho, regressamos a casa e voltamos para a cama. Por isso, os encontros românticos ou planos diferentes do habitual não aparecem propriamente nas nossas cartas do bingo.
Parece, por vezes, um ciclo inquebrável. Mas não tem de o ser. Há mil e uma formas de colocar um ponto final na rotina e sair, a dois. Não tem de ir apenas tomar um café ao fim do dia, assistir a uma série ou ficar, simplesmente, na ronha.
Das mais simples às que ocupam uma boa parte do dia, reunimos mais de duas dezenas de sugestões de ideias de encontros originais para apimentar a relação.
Ideias criativas para um encontro
Pintar num parque ou praia
Não é preciso terem particularmente jeito para as artes para pegar nos lápis de cor. Afinal, pintar traz benefícios para a saúde mental, uma vez que nos ajuda a distrair dos problemas e favorece, assim, a nossa concentração.
Por isso, porque não levar um livro de colorir – sim, não são apenas para crianças – para a praia ou para um parque? São múltiplos os cadernos com desenhos disponíveis em livrarias e papelarias.
Caso não tenham paciência para pintar pequenos espaços em branco, podem sempre tentar fazer retratos um do outro. Nós sabemos, parece complicado. Mas quem disse que não pode ser uma espécie de caricatura?
Já menos difícil é o desafio que tantas vezes vemos pelo Tik Tok/Reels. Começando cada um com uma folha em branco, vão pintando o que quiserem até, ao fim de 10 minutos, trocarem a obra de arte. O resultado é uma mistura da criatividade dos dois.
@alexis.beattie Boyfriends who paint with you >> 🥰🖌 #paintchallenge #switchcanvas #painting #stayindatenight #acrylicart #fyp ♬ Cool Kids (our sped up version) – Echosmith
Recriar o primeiro encontro que tiveram
Habitualmente, os primeiros encontros são os mais bem pensados e fora da caixa. Portanto, é sempre boa ideia voltar a esses momentos.
Além de nostálgico, será curioso perceber o quanto evoluíram desde a primeira vez que se conheceram pessoalmente.
Sujar as mãos na cozinha
Preparar uma refeição pode parecer um plano igual ao de todos os outros dias. Porém, quando dizemos para sujar as mãos na cozinha, não sugerimos que façam um prato básico. A ideia é libertarem os chefs que têm dentro de vocês.
Uma pizza ou sushi de raíz, um bolo de alfarroba e cerveja, pão de sementes ou uma qualquer receita que tenham visto nas redes sociais. É disto que falamos quando sugerimos um encontro fora do comum na cozinha.
Além disso, podem optar por definir um tema e segui-lo à risca. Noite mexicana repleta de tacos e margaritas ou um jantar italiano, em que as massas, o tiramisu ou o vinho são as estrelas, são apenas algumas ideias.
Cantar karaoke
Sejam fãs de Britney Spears, Queen ou Metallica, todos os caminhos vão dar a um palco. De microfone na mão, aqueçam a voz e percam a timidez numa noite de karaoke.
Experimentar um novo desporto
Não é novidade nenhuma que praticar exercício físico é bom para a saúde. Por isso, fazer uma caminhada pela natureza, por um trilho com paisagens de cortar a respiração, como tantas são no nosso país, é sempre uma boa opção.
Se preferem modalidades “mais radicais”, podem andar de patins, surfar as ondas ou subir uma parede de escalada – isto se não tiver coragem de ir até ao topo de uma montanha, claro.
Paredes de escalada:
• The North Wall, Matosinhos
• 9.8 Gravity, Lisboa
• Clube de Escalada de Braga, Braga
• BLOCO – Bouldering Guimarães, Guimarães
• Clube Montanha da Figueira da Foz, Figueira da Foz
• Clube de Montanhismo da Guarda, Guarda
Assistir a um espetáculo de humor
Dizem que rir é o melhor remédio e não podíamos estar mais de acordo. Se também concorda connosco, compre um bilhete para um espetáculo de comédia de um dos seus humoristas preferidos ou opte por uma noite de stand up comedy. Será um dos encontros mais divertidos de sempre, de certeza.
Ver uma exposição
É ainda com a cultura em mente que continuamos este artigo. Desde exposições de pinturas ou esculturas a outras mais interativas: existem dezenas de opções para todos os gostos, de norte a sul do país.
Deixamos-lhe, abaixo, algumas que vai querer adicionar aos seus próximos planos.
Museus a visitar:
• Atkinson Museum, Vila Nova de Gaia
• WOW – World of Wine, Vila Nova de Gaia
• MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa
• Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa
• Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra
• Museu do Pão, Seia
Fazer um puzzle ou montar legos
Este é um teste à vossa paciência. Mas vai manter-vos ocupados – e juntos – durante umas boas horas. Montem um puzzle ou peças de legos e aproveitem para as usar como decoração.
Gritar bingo!
Contrariamente ao que possam pensar, jogar bingo não é apenas para pessoas mais velhas. Por isso, escolham um cartão e façam figas para que chamem por todos os vossos números.
Jogar cartas ou um jogo de tabuleiro
Por falar em jogos, porque não tirar o pó das cartas – não as de uno, a menos que queriam terminar a relação com um 4+ – ou de outros, como o monopólio?
Pedra, papel, tesoura
Viu, certamente, vários vídeos nas redes sociais de casais que jogam ao pedra, papel, tesoura para decidirem os planos. Quem ganha, escolhe, em cada ronda, o que irão fazer a seguir. Por exemplo, o restaurante onde vão, qual o prato principal ou se vão ou não comer sobremesa fica nas mãos do vencedor.
@courtneyseabaugh Rock, paper, scissors date night. 10/10 the best time #fyp #datenight ♬ Until I Found You (Sped Up) – Heaven When I Held You Again How Could We Ever Just Be Friends – Hiko
Fotografar com limite
O analógico está de volta. Imaginamos que já se tenham apercebido disso enquanto faziam scroll infinito pelo Instagram.
Se nunca experimentaram fotografar assim, comprem uma máquina descartável (encontra várias por menos de 10 euros) e captem momentos e detalhes de onde vivem até ao limite.
No fim, terão passado um belo dia e ficarão com as memórias registadas.
Aprender uma língua
Tenham ou não uma viagem marcada para breve, aprender uma nova língua é sempre enriquecedor. Por isso, abram a aplicação do Duolingo, por exemplo, e comecem a praticar francês, italiano, alemão ou qualquer outra que vos tente.
Ir a um parque aquático
Com o sol a brilhar intensamente no céu, a vontade de passar o dia dentro de água é grande. E podem fazê-lo num parque aquático. Há vários em diferentes pontos do país – ainda que o vento não torne a experiência tão agradável no norte.
Em baixo, conheçam alguns que devem visitar neste verão, quer tenham marcado férias no Algarve ou Vila Real.
Parques aquáticos:
• Aquashow, Quarteira
• Slide & Splash, Lagoa
• Naturwaterpark, Quinta do Barroco, Vila Real
• Parque aquático de Amarante, Amarante
• Vaga Splash, Praia da Vagueira, Gafanha da Boa Hora
• Mariparque, Vieira de Leiria
Fazer uma luta de balões ou pistolas de água
Também para refrescar do calor, peguem em balões ou pistolas de água e tentem acertar um no outro. Claro que, apesar de ser uma sugestão para encontros, podem sempre convidar uns amigos e aumentar a dificuldade.
Jogar paintball ou laser tag
Por falar em atirar coisas um ao outro, porque não fazê-lo mais seriamente – mas com mais proteção também? Paintball ou laser tag não são o tipo de atividades que façamos todos os dias, mas que são sempre boas para inovar.
Sugestões:
• Viva Park, Guimarães
• Fearzone Paintball, Aveiro
• MegaPaintman Paintball, Vila Nova de Gaia
• Paintball Dinamicas Naturais, Coimbra
• Emboscada Parque Aventura, Lisboa
• Laser Tag Covilhã, Covilhã
Ir ao bowling
É um clássico nos filmes e séries norte-americanas, mas nem sempre nos lembramos desta opção. Torna-se um plano perfeito para uma dose extra de “mel”, caso se inspirem literalmente nos pequeno e grande ecrãs.
Conduzir karts
Aqui, o tema é “encontros cheios de adrenalina”, sem dúvida. Coloquem o capacete e peguem no volante com força para fazerem todas as curvas sem sair da pista.
Saltar bem alto
Imaginamos que não sejam nenhuma Patrícia Mamona ou Nelson Évora. No entanto, também não precisam de o ser. Basta calçarem umas meias antiderrapantes e saltar o mais alto que conseguirem num parque de trampolins.
Parques de trampolim:
• Jumpers, Porto
• Hangar 2020, Vila Nova de Gaia
• JumpYard, Lisboa
• Bounce, Carnaxide
Mergulhar numa piscina de bolas
Voltando à infância, deem um mergulho, mas não no mar. Façam-no para uma piscina de bolas, como quando eram crianças.
Piscinas de bolas:
• Hub New Lisbon, Lisboa
• Pink Palace, no WOW, Vila Nova de Gaia
Ir ao spa
Numa onda mais relaxante, marquem uma ida ao spa. Merecem uma massagem e um momento descontraído a dois, depois de uma (longa) semana de trabalho.
Se estiverem pelo Porto, atravessem a ponte para o lado de Gaia e deem uma oportunidade ao renovado The Yeatman. Agora com um conceito diferente, que conta com tecnologias inovadoras para os tratamentos de assinatura e novas marcas.
Fazer um workshop ou aula juntos
Levar para casa uma espécie de recordação dos encontros que fazem é sempre uma boa ideia. Especialmente, se não for apenas nas nossas memórias.
Inscreva-se num workshop de cerâmica, desenho, fotografia ou cozinha e desenvolvam as vossas capacidades criativas, em conjunto.
Caso prefiram manter-se em movimento, prefiram uma aula de ioga, padel ou pilates, por exemplo.
Inscrever-se numa prova de vinhos
Apreciadores de vinhos: aqui têm a desculpa perfeita para beberem um copo, a qualquer hora do dia. Junte-se a uma prova ou workshop de vinho e aprenda mais sobre o universo vinícola.