A capital da Eslovénia, que ostenta o título Best European Destination 2022, é conhecida também como cidade verde, isto porque há já vários anos o ambiente se tornou uma prioridade dos responsáveis políticos, que contaram com o conluio dos habitantes.
O seu centro histórico é pedestre e há muitos espaços verdes (542 m² per capita). A isto junta-se um panorama cultural rico e uma cena gastronómica que tem vindo a ganhar expressão.
É ao arquiteto Jože Plečnik que se deve o desenho urbanístico e vários edifícios emblemáticos desta que é uma das mais pequenas capitais europeias, mas grandiosa em alma. O castelo é a sua principal atração, mas há mais pontos importantes como a praça Prešeren, a Galeria Nacional e o Parque Tivoli.
O rio Ljubljanica e as suas pontes, caso da Tromostovje, também marcam a paisagem. É possível fazer passeios de barco, de canoa e de stand up paddle e descansar nas esplanadas que preenchem as suas margens.
Em setembro, as temperaturas variam entre os 13 ºC de mínima e 23 ºC de máxima
Gastronomia
A comida é uma verdadeira instituição na capital eslovena, e um dos locais onde depressa se constata isso é o Mercado Central, repleto de produtos típicos do país e que também é casa de vários restaurantes.
Por toda a cidade, encontram-se bistrôs modernos, restaurantes tradicionais e de alta-cozinha.
Leteči žganci (coxas e asas de frango frito) é uma das especialidades de Liubliana, mas também não faltam restaurantes onde provar a kranjska klobasa (salchicha carniolana), o prato esloveno mais famoso.
Nos doces destaca-se a potica, um bolo feito com massa levedada, recheado com nozes, sementes de papoila e estragão entre outros. Dizem que cada família tem a sua própria receita.
Arte alternativa
A cultura alternativa tem um lugar de destaque em Liubliana desde os anos 80.
O espaço mais conhecido é o Metelkova, um dos centros de criatividade mais famosos do mundo, mas não é o único; o Centro Internacional de Artes Gráficas, o Kino Šiška e as galerias DobraVaga e Škuc também têm um papel de destaque nesta área, que está em constante crescimento.
Um pouco de vinho
Os vinhos eslovenos têm vindo a conquistar o paladar dos apreciadores mais exigentes.
Liubliana não é uma região vinícola, mas a cidade está repleta de locais onde provar o néctar dos deuses nacional. É neste país que se situa a vinha mais antiga do mundo, em Maribor.
Onde ficar
Vander Urbani Resort, membro dos Design Hotels, está situado no coração da cidade e surpreende pela sua decoração jovem e arrojada e pela piscina no terraço.
Preço: A partir de 143€ por noite.
Reservas: vanderhotel.com