Gosta de comer? Não se importa de fazer quilómetros para comer um determinado prato? Está à procura de um destino com boa gastronomia? Então saiba que Londres foi eleita como melhor cidade para os foodies. Seguem-se Paris, Barcelona, Roma e Atenas. Lisboa está na sétima posição.
Este ranking foi elaborado pela revista de lifestyle neerlandesa, Dailybase, a partir dos dados do Tripadvisor de 193 cidades europeias. Itália e Espanha são os únicos países que se repetem neste top 10. Para cada cidade, vai também encontrar as nossas sugestões de restaurantes.
Bom apetite!
As 10 melhores cidades europeias para foodies
-
1. Londres
1. Londres
UnsplashA capital inglesa é conhecida pela cultura tradicional de pubs, onde se destacam as tartes e os assados. Mas para a liderança deste ranking contribuiu também a longa lista de restaurantes com estrelas Michelin. Londres obteve 2906 avaliações de 5 estrelas (o máximo possível) para seus estabelecimentos de restauração.
Sugestão Saber Viver
Londres é uma cidade que tem uma senda gastronómica muito variada, ou seja, é possível experimentar comida de várias partes do mundo. Um dos restaurantes que mais furor está a fazer é o Chishuru, na zona de Fitzrovia, e a sua ementa tem raízes na gastronomia nigeriana, como a ‘sopa’ de camarão grelhado (um caldo apimentado de frutos do mar) ou os bolinhos de mandioca. Ganhou recentemente a sua primeira estrela Michelin.
1 / 10 -
2. Paris
2. Paris
UnsplashEntre outras iguarias, os foodies, em Paris, destacam o entrecôte, um corte premium de bife para saborear com batatas fritas nos melhores bistrôs e cafés franceses, e os escargots. A capital francesa teve 2.898 avaliações 5 estrelas.
Sugestão Saber Viver
A gastronomia francesa é uma das mais conhecidas do mundo e inspira chefs de várias latitudes. Numa ida a Paris, não perca uma das novidades, o Jungle Palace. Não é apenas um restaurante, mas uma imersão completa na selva para a qual contribuem a decoração com muita vegetação, a banda sonora, a luz e o videomapping.
2 / 10 -
3. Barcelona
3. Barcelona
UnsplashA capital da Catalunha ocupa o terceiro lugar, com um total de 1.475 avaliações de 5 estrelas. A cidade Condal impressiona pelas tapas, que incluem patatas bravas, que são cubos de batata com molho de tomate picante, e também o clássico prato de arroz, a paella.
Sugestão Saber Viver
O cenário gastronómico de Barcelona não se fecha na comida tradicional, há muita gastronomia contemporânea para experimentar. El Gresca é nome a fixar numa ida à Cidade Condal. Está situado no bairro de Eixample e os reis dos seus menus são os bons produtos trabalhados de forma muito criativa, entre a tradição catalã e o toque francês.
3 / 10 -
4. Roma
4. Roma
UnsplashA comida de rua de Roma destaca-se neste ranking, mas também os restaurantes onde se pode degustar as tradicionais carbonara e cacio e pepe, dois pratos de massa simples, mas saborosos. A capital italiana conseguiu 1.407 avaliações com 5 estrelas.
Sugestão Saber Viver
Os apreciadores da comida italiana tradicional devem experimentar o Due Ladroni, no coração de Roma. O riso al santo com salsa d’arrosto e o spaghetti alle vongole veraci são dois dos seus pratos mais apreciados.
4 / 10 -
5. Atenas
5. Atenas
UnsplashCom um total de 1.403 avaliações de 5 estrelas no Tripadvisor, Atenas é famosa pelas souvlaki, espetadas de carne saborosa grelhados em fogo aberto, e pela moussaka aos quais se juntam vários deliciosos petiscos para todos os entusiastas da gastronomia.
Sugestão Saber Viver
Cookoovaya dá a provar o melhor da cozinha grega. Entre os pratos à carta e os dois menus de degustação, neste restaurante a filosofia é partilhar tudo. Polvo grelhado com favas e tomate é um dos seus pratos estrela.
5 / 10 -
6. Madrid
6. Madrid
UnsplashPara comer como um local, todas as atenções se viram para o cozido madrileno, que é com grão de bico, carne e vegetais, não muito longe do cozido português. Madrid conseguiu 1.395 avaliações de 5 estrelas para os seus restaurantes, bares e cafés.
Sugestão Saber Viver
Abriu em 2023 e depressa se tornou num dos restaurantes mais badalados de Madrid, falamos do Osa. Serve dois menus de degustação, um de 18/20 momentos, e outro de 13/14 momentos. É uma cozinha muito pessoal dos chefs Jorge Muñoz e Sara Peral. Já ganhou uma estrela Michelin e muitos outros prémios.
6 / 10 -
7. Lisboa
7. Lisboa
D.RMarisco, caldeirada, bacalhau e sardinhas são razões mais do que suficientes para colocar Lisboa na sétima posição neste ranking. Com um total de 1.177 avaliações de 5 estrelas no Tripadvisor para os restaurantes da capital. Nos doces, o pastel de nata ganha facilmente.
Sugestão Saber Viver
O Alma, do chef Sá Pessoa, é um dos restaurantes que mostra a nova cena gastronómica de Lisboa. A grande novidade deste restaurante é acompanhar os seus menus de degustação com um pairing (harmonização dos pratos com bebidas) sem álcool. Este restaurante tem duas estrelas Michelin.
7 / 10 -
8. Berlim
8. Berlim
UnsplashCom 1.074 avaliações de 5 estrelas, a capital da Alemanha está em oitavo lugar. Do clássico currywurst, uma combinação de ketchup picante e salsicha, à almôndega ao estilo berlinense conhecida como boulette, esta cidade oferece uma experiência gastronómica dinâmica aos visitantes.
Sugestão Saber Viver
Para quem gosta de um bom brunch, em Berlim todos os caminhos vão dar ao Annelies, um café no bairro de Kreuzberg. Os ovos mexidos com gema defumada e kimchi de erva-doce são dos pratos a experimentar, mas não sair sem deliciar-se com as panquecas.
8 / 10 -
9. Praga
9. Praga
PexelsO goulash de carne chamado (hovězi guláš), servido com bolinhos de pão caseiro e a cerveja, considerada por muitos como a melhor da Europa, faz da capital da Chéquia uma das cidades a visitar pelos foodies. Praga conseguiu com 1.015 avaliações 5 estrelas entre os seus locais gastronómicos.
Sugestão Saber Viver
Talvez não associe tapa a Praga, mas no Špejle, mesmo no centro da cidade, é isso que vai encontrar com os sabores locais. É um local animado e quase tudo é servido em formato de buffet.
9 / 10 -
10. Milão
10. Milão
UnsplashFecha o top 10 e obteve de 814 avaliações de 5 estrelas para os seus restaurantes, bares e cafés. Milão é conhecida pela elegância dos espaços, pelo risotto alla milanesa (com açafrão) e os gelados.
Sugestão Saber Viver
Razdora é um pequeno restaurante milanês que vale muito a pena experimentar. A base de tudo é a cozinha de Piacenza, cidade localizada a sul de Milão. Os pratos de massa fresca reinam no menu, caso dos maccheroncini al sugo de salsiccia. No final, não se admire se vir os outros comensais a molhar os restos dos molhos com o pão, em italiano chama-se a isso carpetta e é obrigatória.
10 / 10