As quatro melhores road trips do mundo

As quatro melhores road trips do mundo

São o sonho de quem gostar de fazer viagens longas e ver o caminho bem de perto. As road trips são para os verdadeiros aventureiros. Gostava de fazer uma?

Por Jul. 27. 2018

Inserida nesta nova tendência de turismo de experiências, as road trips – que poderíamos traduzir  por ‘viagem por estrada’, mas vamos optar pelo termo original – têm ganhado muitos adeptos.

Partir, de carro ou caravana, à descoberta de novos mundos tem a grande vantagem de dotar o viajante de uma incrível agilidade, não estando dependente dos horários dos meios de transporte.

É altura de ser rei e senhor do volante. É claro que, quando começamos a pesquisar para apresentar algumas sugestões, as hipóteses são imensas. Mais do que muitas. Deixamos-lhe quatro sugestões.

4 sugestões de road trips para se fazer à estrada

De África do Sul à Argentina

The Garden Route, na África do Sul, é uma estrada basicamente emoldurada por montanhas, de um lado, e pelo mar, do outro. O trajeto, de 200 quilómetros, vai de Mossel Bay, no cabo Ocidental, até ao lugar de Storms River, no cabo Oriental. A rota passa por cidades como Calitzdorp, Sedgefield e Knysna.

Não perca as praias, que convidam à prática de surf, e as vinhas da região, muito procuradas por quem visita  a Cidade do Cabo. A estrada do Atlântico, na Noruega, apesar de com apenas oito quilómetros de extensão, é considerada como uma das melhores road trips do mundo. Liga o arquipélago de Eide ao condado de Møre og Romsdal e o que mais impressiona, além da natureza abundante nos arredores, são as curiosas pontes do trajeto, como a Storseisundet. Quando o mar está calmo, é possível parar o carro para observar baleias e outros animais marinhos.

A igreja Kvernes Stave, erguida em 1300, a caverna Bremsnes, com registo de até dez mil anos de idade e o Museu Rural de Kvernes são paragens obrigatórias. Passemos à Costa Esmeralda, em Itália, um destino que fica na ilha da Sardenha, que abriga algumas das praias mais paradisíacas do país.

Percorrer os seus lugares e cidades históricas de carro é uma experiência única, diz o Lonely Planet. O percurso passa por destinos como Olbia, Porto Rotondo, Porto Cervo e Cala di Volpe. Só mais uma sugestão: a Ruta 40, na Argentina. Inaugurada em 1935, esta estrada tem mais de cinco mil quilómetros de extensão.

O longo trajeto liga o país de norte e sul, desde Santa Cruz até a Bolívia, passando por 11 províncias. As belezas naturais são surpreendentes e englobam, ao todo, 20 parques nacionais argentinos, 18 rios e montanhas imponentes. Algumas das regiões turísticas mais importantes da rota são a Patagónia, Salta e Mendoza.


So Long, Route 66

Nos Estados Unidos, por exemplo, resolvemos abandonar a clássica Route 66 (que, cá para nós, é obrigatória fazer) e vamos optar pela Utah’s Arches National Park, considerada uma das melhores road trips do mundo.

Uma aventura de vários dias em caminhos remotos pelo coração do Oeste americano, ligando os parques nacionais denominados como ‘Mighty Five’ ou Os Cinco Magníficos do Utah – Zion, Bryce Canyon, Capitol Reef, Arches e Canyonlands –, com os diversos parques estaduais e vistas inomináveis do Sul do Utah. Cada parque exibe a paisagem icónica do planalto do Colorado, sendo grande parte composto pelo antigo Saara, agora transformado em pedra.

O quadro surreal de arcos, alcovas, hoodoos – conhecidas como chaminés de pedra – e canyons épicos é tão fora do comum que o mais normal, como diz a National Geographic, “é não saber em que planeta está”.


Estrada da morte

A Estrada da Morte, na Bolívia, promete dar-lhe… uma nova perspetiva sobre a vida! O caminho foi construído por prisioneiros paraguaios na década de 30 e, desde a década de 1990, é considerada a ‘estrada mais perigosa do mundo’ pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A estrada, que possui 64 quilómetros de extensão, liga o altiplano boliviano, em La Paz, à cidade de Coroico, na parte que pertence à floresta da Amazónia. Tem apenas três metros de largura, ladeada por precipícios de até 600 metros de altura sem qualquer tipo de sinalização ou segurança. Chamemos-lhe uma road trip…radical.


Rotas em terras lusas

Duas sugestões para Portugal, que as dicas já são muitas. A primeira tem mesmo de ser a Estrada Nacional 2, a ‘nossa’ Route 66, que liga Chaves a Faro, ou seja, atravessa Portugal de Norte a Sul, pelo que não haverá melhor forma de nos conhecer do que percorrê-la. A Costa Vicentina é obrigatória, começando a viagem em Sines (ponto mais a norte) e seguindo até Sagres (ponto mais a sul).

Não nos podemos ir embora sem falar no clássico percurso ao lado do rio Douro – desde que entra em Portugal até que vai desaguar à Foz, no Porto. Pelo caminho, temos o Parque Natural do Douro Internacional e os arrepiantes canhões do rio, depois o coração do Douro vinhateiro, ladeado por belas e cénicas estradas desde o Pinhão até ao Peso da Régua.

A partir daí pode ir variando entre a margem Norte e Sul do rio até “desaguar” no majestoso cenário  da foz do Douro com o Porto  a brilhar como um postal visto  de Gaia.


Qual destas road trips é que gostava de fazer? Dizemos-lhe também o que visitar se for ao Japão.

Mais sobre destinos , férias