© D.R.
Open House: o novo paraíso no Alentejo que vai querer ir este verão

Open House: o novo paraíso no Alentejo que vai querer ir este verão

O projeto hoteleiro Casas Caiadas cresceu para o centro de Arraiolos com a Open House, onde, à semelhança da Boutique Home, “a alma é o segredo do negócio”, como realçam os proprietários.

Por Jun. 17. 2021

Cinco anos depois da abertura da Boutique Home, na aldeia do Sabugueiro, Mário Domingues e Paula Cabrito inauguraram mais um projeto com a assinatura Casas Caiadas, a Open House. Em pleno coração de Arraiolos, a unidade mais recente abriu portas há um ano num edifício histórico e, tal como a primeira, é marcada por uma decoração minimalista feita de materiais naturais.

© Rupert Eden 

A Open House pode ser arrendada na totalidade ou por quarto, à semelhança da Boutique Home. “O rés do chão é a área social, no primeiro andar, estão os quartos e, lá em cima, existe um rooftop com piscina”, descreve Mário Domingues.

É desse topo que se tem vista para o castelo de Arraiolos e para o casario da vila. No final do ano ou início do próximo, “os não hóspedes vão poder ir à Open House tomar um chá, seja na futura esplanada seja dentro de portas, e alguns dos objetos com que é decorada estarão à venda”, explica Mário Domingues.

Os hóspedes podem reservar as refeições principais, que têm a particularidade de serem exclusivamente cataplanas: “Podem ser de carne ou peixe e são um showcooking fantástico, além de serem tradicionais do Alentejo, herança muçulmana que muitos desconhecem”.

A uma distância de 15 minutos de carro, situa-se a Boutique Home, onde tudo começou, em 2012, quando o casal encontrou o terreno perfeito – outrora, ocupado por um moinho de água –, pois junta “a paisagem alentejana à do Gerês, por ter um ambiente ribeirinho”.

A propriedade tem três casas de dormir independentes e uma casa social. No exterior, destaca-se a piscina em forma de meia-lua.

Preço: A partir de 120€ (Open House) e 130€ (Boutique Home) com pequeno-almoço.

Manifesto

Assim se chama o evento que o Departamento, em parceria com a EÇPanhter, a loja de bicicletas dos proprietários das Casas Caiadas, está a promover em Arraiolos até 30 de setembro.

As palavras de escritores, poetas, músicos (Afonso Cruz, Valter Hugo Mãe, Márcia, V Sérgio Godinho e The Legendary Tigerman são alguns deles) vão preencher as ruas da vila e arredores.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 252, junho de 2021.
Mais sobre férias , fim de semana