Sob o tema Os Híbridos das Transições, o Open House Lisboa está de regresso nos dias 11 e 12 de maio e abre as portas de 74 espaços, dos quais 48 estreiam-se nesta que é a 13.ª edição. A programação inclui visitas, passeios sonoros pelo imaginário de lisboetas muito especiais, workshops, concertos e exposições.
A curadoria esteve a cargo da socióloga Sandra Marques Pereira e do arquiteto Alexandre Marques Pereira, e a organização da Trienal de Arquitetura de Lisboa e EGEAC. Todas as atividades são gratuitas e requerem inscrição prévia aqui. O objetivo é “olhar para a hibridez que compatibiliza o que parece ser contraditório, é compreender a complexidade implícita em transformar a cidade, seja através da ruptura, continuidade ou tudo o que está pelo meio”.
Open House Lisboa, o que não pode perder
Visitas
Entre os 74 edifícios abertos ao público estão lojas, hotéis, casas de habitação, museus, galerias, palácios, imóveis obsoletos e armazéns.
A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o Centro de Inovação da Mouraria, a Casa Comum, o Apartamento Esquina Pombalina, o Teatro Thalia, o Mercado de Arroios, o Antigo Hotel Vitória, as Carpintarias de São Lázaro, a Mesquita de Lisboa, o Hotel Britânia, o Palácio dos Cardaes e o Bloco de Águas Livres são apenas alguns dos exemplos dos espaços que podem ser visitados.
Ver esta publicação no Instagram
Há atividades acessíveis que vão desde uma visita relax no Palácio do Grilo a uma com interpretação LGP no Bairro das Fonsecas e Calçada (SAAL), sem esquecer visitas táteis ou com audiodescrição para pessoas cegas ou amblíopes, tendo sido criado um conjunto de materiais e maquetas tridimensionais para quatro equipamentos da EGEAC (Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Atelier-Museu Júlio Pomar, Galeria da Avenida da Índia e Galeria Quadrum).
Passeios
Estão agendados cinco passeios por diferentes bairros de Lisboa (Telheiras, Alvalade, Mártires e Anjos, Beato e Marvila, Carmo e Terreiro do Paço) e um novo passeio sonoro intitulado Coisas e pessoas de muitos sítios do mundo, da antropóloga Filomena Silvano. Este último é um convite para encontrar o mundo inteiro e as suas diferentes culturas entre as Praças da Figueira, Martim Moniz e do Chile.
Programa Júnior
Os mais jovens também são bem-vindos ao Open House Lisboa e têm à sua espera leituras, oficinas e duas visitas orientadas ao Centro Ismaili e à Escola do Castelo.
E ainda…
Estão agendados dois concertos – um dos alunos da Escola Superior de Música de Lisboa, no Mosteiro de São Vicente de Fora, o outro do trio Rizoma, na Casa do Comum – workshops e sete exposições.