Chegamos ao final do ano já a pensar num coisa: férias. Como é habitual, a Lonely Planet elege os destinos a visitar durante o ano e, para nossa surpresa, Portugal está no top 10! Porém, há muitos outros países – paradisíacos, históricos e repletos de aventura – para entrarem na sua lista de viagens.
Sem saber onde ir no próximo ano? Veja quais os países a visitar em 2018.
Estes são os países a visitar em 2018
1. Chile
A comemorar 200 anos da independência, em 2018, o Chile é apresentado pela Lonely Planet como o país que está isolado da restante América do Sul, a este pelos Andes, a oeste pelo Oceano Pacífico, a norte pelo deserto de Atacama e a sul pela Patagónia. Com uma localização geográfica destas é difícil resistir ao apelo chileno.
Sugestão Saber Viver
A enigmática Ilha da Páscoa, conhecida pelas estátuas de pedra (moai) e pelas magníficas praias de águas quentes.
2. Coreia
Para a Lonely Planet, Seul é uma cidade futurista e um dos exemplos disso é o Seoul-Io 7017, um parque construído numa antiga linha de comboios suspensa. Além disso, a Coreia vai receber os Jogos Olímpicos de Inverno, em fevereiro.
Sugestão Saber Viver
A Ilha Jeju Volcanic, Património da UNESCO, desde junho passado, onde uma paisagem vulcânica arrebata qualquer um.
3. Portugal
Portugal saiu finalmente da sombra de Espanha, emergindo como um importante centro de arte, cultura e gastronomia, realça a Lonely Planet. O destaque vai para a abertura de novos museus de arquitetura ímpar e de cervejarias artesanais, bem como o ímpeto criativo dos nossos chefs.
Sugestão Saber Viver
A região vinícola do Douro, uma paisagem única no mundo.
4. Djibouti
A mãe natureza dotou, segundo a Lonely Planet, este pequeno país africano, situado entre, a Eritreia, Etiópia e a Somália, de desertos repletos de fumarolas, que lembram Marte, lagos salgados e praias maravilhosas.
Sugestão Saber Viver
O Lago Assal, que é o ponto mais baixo de todo o continente africano onde outrora existiu uma cratera de um vulcão.
5. Nova Zelândia
Os Great Walks, um conjunto de trilhos neozelandeses que passam por uma das mais extraordinárias regiões selvagens do Planeta, fizeram com que o país se tornasse há 25 anos uma meta para os amantes da natureza. Em 2018, vão abrir ao público mais caminhos, o Paparoa Track e o Pike29 Memorial Track.
Sugestão Saber Viver
As grutas Waitomo e os vários rios subterrâneos que correm debaixo de colinas verdejantes.
6. Malta
No meio de Mediterrâneo, Malta é um arquipélago histórico como diz a Lonely Planet, mas em 2018 há mais uma razão para a visitar, La Valetta é a Capital Europeia da Cultura.
Sugestão Saber Viver
O Carnaval, uma das festas mais importantes de Malta e onde toda a gente pode ser o que quiser no meio de cortejos e muitas festas carnavalescas.
7. Geórgia
O orgulho nas suas tradições e um presente promissor. Tudo isto são razões pontadas pela Lonely Planet para conhecer este país do Cáucaso do sul, mas há mais uma, a sua região vinícola.
Sugestão Saber Viver
Uplitstsike, uma cidade ancestral cavada nas rochas.
8. Ilhas Maurícias
Para a Lonely Planet, as praias de águas cristalinas, resorts luxuosos, barreiras de corais e desportos náuticos são a imagem de marca destas ilhas do Índico. Este ano, há mais um motivo para passar por lá, as celebrações dos 50 anos da independência.
Sugestão Saber Viver
Comida local que mistura gastronomia crioula, chinesa, indiana com alguma pitada de sabores europeus.
9. China
A Lonely Planet destaca a abertura de novas salas na Cidade Proibida de Pequim e parceria entre a Design Society e o museu londrino Victoria & Albert para a abertura de uma nova galeria.
Sugestão Saber Viver
Danxia, ou as montanhas arco-íris e deixe-se surpreender por uma paisagem de rochas ondulante de várias cores.
10. África do Sul
Praias, montanhas, uma vida selvagem vibrante e, se juntar o centenário de Nelson Mandela, então terá muitos motivos para visitar este país, segundo a Lonely Planet.
Sugestão Saber Viver
O Parque Nacional Krurger, obrigatório para quem gosta de animais.
O que achou desta lista de países a visitar em 2018? Veja ainda as melhores dicas para viajar sozinha.