Se a ideia de passar o dia ao ar livre, rodeada pela natureza e fazer uma boa caminhada lhe agrada, este é o plano perfeito para si. Sozinha, com uma amiga ou com a sua família, este verão, todos os caminhos vão dar a um passadiço de madeira.
Há muitos destes caminhos pedestres em Portugal, de norte a sul, para todos os gostos: uns são curtos, outros mais longos; uns pela orla costeira, outros pelas densas florestas; e ainda passando por imperdíveis cascatas e riachos ou por formações rochosas e paisagens de cortar a respiração.
Combata o sedentarismo, calce os seus ténis e visite um ou mais destes oito percursos que lhe sugerimos.
8 passadiços de norte a sul
-
Passadiços do Paiva
Passadiços do Paiva
© Instagram/_jose_henriques_Não faria sentido falar de passadiços sem referir os Passadiços do Paiva, um dos percursos pedestres mais emblemáticos do mundo, os mais conhecidos e os grandes responsáveis pela aclamação dos passadiços em Portugal. Chegaram mesmo a ganhar quatro prémios consecutivos nos World Travel Awards.
Na margem esquerda do rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, estes passadiços são compostos por oito quilómetros de puro contacto com a natureza.
Estendem-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, entre as duas, a praia do Vau.
1 / 8 -
Passadiços Marítimos de Gaia – Espinho
Passadiços Marítimos de Gaia – Espinho
© Câmara Municipal de EspinhoOs Passadiços Marítimos ligam Vila Nova de Gaia a Espinho. Começam na Praia da Afurada, perto da Reserva Natural do Estuário do Douro, e seguem até chegar à Praia da Baía.
O percurso é extenso (15 quilómetros), mas como não tem desníveis faz-se muito bem. Pelo caminho, passará pela mais ou uma das mais icónicas igrejas do nosso país – a Capela do Senhor da Pedra em Miramar.
2 / 8 -
Passadiços de Aveiro
Passadiços de Aveiro
© Instagram/memoriasdaminhalenteOs Passadiços de Aveiro começam no Canal de São Roque e vão até junto ao rio Vouga, em Vilarinho. Enquanto passear por lá, aproveite e desfrute da paisagem dos bosques e da Ria de Aveiro – uma verdadeira relíquia portuguesa.
A distância total dos Passadiços da Ria de Aveiro é de 7,5 quilómetros.
3 / 8 -
Passadiço das Fragas de São Simão
Passadiço das Fragas de São Simão
© Instagram/helenaferrosAs Fragas de São Simão são uma das maravilhosas naturais de Portugal. Vale a pena visitar apenas pelas maravilhosas e impactantes cristas quártzicas com dezenas de metros de altura.
O percurso tem aproximadamente dois quilómetros e liga a Aldeia de Xisto de Casal de São Simão ao Miradouro das Fragas de São Simão, passando pela Praia Fluvial das Fragas de São Simão.
4 / 8 -
Passadiço do Orvalho
Passadiço do Orvalho
© Instagram/memoriasdaminhalenteÉ no Geopark Naturtejo, na Beira Baixa, que pode encontrar os Passadiços do Orvalho, onde estão inúmeros geomonumentos (como a Cascata da Fraga de Água d’Alta e o Cabeço do Mosqueiro, classificados pela UNESCO.
Estes passadiços estão inseridos no PR3 GeoRota do Orvalho.
5 / 8 -
Passadiços de Nisa
Passadiços de Nisa
© Instagram/caminosfelizesNas margens do rio Tejo vai poder encontrar um dos mais recentes percursos pedestres de Portugal (inaugurado em abril de 2021): o Trilho da Barca d’Amieira, onde estão integrados os Passadiços de Nisa.
Para além destes passadiços, não deixe de ver o histórico muro de sirga, a ponte pedonal suspensa, o miradouro transparente sobre o rio Tejo (skywalk) e o módulo de birdwatching.
6 / 8 -
Passadiços do Tejo
Passadiços do Tejo
© Instagram/c6abrielOs Passadiços do Tejo são um dos segredos mais bem guardados da Grande Lisboa, uma autêntica lufada de ar fresco dentro da grande cidade. Inseridos no Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, no concelho de Vila Franca de Xira, brindam-na com paisagens naturais do Estuário do Tejo.
Os passadiços têm somente 750 metros de extensão, mas a área do parque conta com cerca de seis quilómetros de trilhos pedonais e ciclovias, por isso, pode estender a sua caminhada, se assim o pretender.
7 / 8 -
Passadiços do Carvoeiro
Passadiços do Carvoeiro
© Câmara Municipal de LagoaA costa algarvia é famosa pelas suas arribas, recheada de formações rochosas das mais variadas formas, onde não faltam impressionantes grutas e algares. Os Passadiços do Carvoeiro permitem-lhe ver de perto uma das maiores obras-primas da natureza algarvia, o soberbo Algar Seco.
O passadiço arranca da Capela da Nossa Senhora da Encarnação e termina precisamente junto à formação rochosa do Algar Seco. Não deixe de admirar as ruínas do Forte da Nossa Senhora da Encarnação e as restantes paisagens costeiras do barlavento algarvio.
Como estão equipados com luzes LED, são uma excelente opção se gostar de uma pequena caminhada depois do jantar.
8 / 8