Entre vinhas centenárias e com uma vista desafogada sobre o rio Douro, o Six Senses Douro Valley reúne tudo o que é preciso para uns dias de descanso com amigos, família ou a dois. Situado numa região classificada desde 2001 como Património Mundial pela Unesco, a localização privilegiada e cenário magnífico são sem dúvida o ex-líbris deste hotel. Mas não só.
Com uma wine library com mais de 750 referências de vinhos, este hotel de cinco estrelas é também o destino de eleição para os amantes de enoturismo. Rodeado de vinhas e com inúmeras atividades em torno da produção desta bebida tão tradicional do nosso País, desde a apanha da uva até às provas de vinho, há muito para descobrir (e aprender) ao longo da sua estadia no Six Senses.
À primeira vista
Antes de dar início a qualquer atividade, começámos por fazer uma pequena tour pelo hotel, onde ficámos a conhecer os cantos à casa. Com uma decoração exímia, a sofisticação e o bom gosto são visíveis em cada esquina, em detalhes ou pequenos pormenores que fazem, de facto, a diferença.
O verde e a madeira são protagonistas no cenário que prima pelos elementos da arquitetura tradicional portuguesa, lado a lado com o inigualável estilo do Six Senses. Confortáveis e acolhedores, os espaços interiores são convidativos ao relaxamento e descanso.
Durante a nossa visita, pudemos desfrutar de uma massagem no spa, uma experiência gastronómica única na mesa do chef e ainda uma caminhada pela floresta de quatro hectares, com deslumbrantes árvores centenárias a desenhar o percurso.
Um quarto virado para o rio
Convertida em hotel em 2007, a casa da quinta, datada do séc. XIX, sofreu algumas remodelações ao longo dos anos, sendo que a última, e mais profunda, foi em 2015. Agora, o Six Senses Douro Valley conta com um total de 60 alojamentos, entre quartos, suites e villas (com piscina privada), inseridos na Natureza.
Com decorações todas diferentes, de forma a criarem experiência únicas e distintas, foi na Quinta Suite que pernoitámos durante a nossa estadia no Douro. Com uma vista privilegiada para o rio, com um simples olhar pela janela, ficava a dúvida: seria aquela imagem real ou uma pintura de paisagem?
A Natureza, o spa e uma piscina infinita
O espaço exterior do Six Senses Douro Valley é, sem dúvida, arrebatador. No meio da Natureza, o cenário pitoresco transmite calma e convida a desfrutar de um passeio pelas vinhas circundantes ou até mesmo a um mergulho na piscina exterior.
No spa, onde se encontra também uma piscina interior com vista para a floresta, terapia de som subaquática e jatos de massagem, há várias massagens e tratamentos à disposição para revitalizar o corpo e a mente.
Para cumprir com o objetivo de desligar a 100%, fizemos uma massagem de corpo energizante, seguida de um momento relaxante com um chá, fruta e frutos secos.
Um brinde ao Douro vinhateiro
Com uma vasta carta de vinhos, onde os vinhos do Douro e de Portugal estão em destaque, a wine library é um lugar de culto para os amantes de vinho.
As provas de vinho, muitos deles das cerca de 350 quintas da região, acontecem diariamente neste espaço que junta com frequência especialista e enólogos numa conversa informal e de partilha de conhecimentos sobre a arte de fazer e provar vinhos.
Para os mais interessados na matéria, e como o próprio nome do espaço indicia (wine library, numa tradução à letra, significa biblioteca de vinho), pode encontrar informação sobre quintas e castas, bem como uma grande coleção de livros sobre temas do Douro e do vinho.
A qualquer hora, seja noite ou dia, é possível provar vinhos a copo (disponíveis no dispensador), de maneira a saborear os mais famosos vinhos da região enquanto petisca umas iguarias locais. Fascinante, certo?
À mesa do chef
Um dos pontos altos da nossa visita ao Six Senses Douro Valley foi o jantar na mesa do chef. Num ambiente simpático e acolhedor, saboreia-se a comida de autor com o frenesim da cozinha como pano de fundo.
Lá, nuns bancos de madeira em frente à bancada de mármore, desfrutámos de uma ementa exclusiva, composta por especialidades regionais, preparada com ingredientes caseiros, muitos deles provenientes do vale do Douro, e vegetais e ervas do jardim orgânico do hotel, colhidos consoante a necessidade.
Frescura e sabor não faltou à mesa, assim como a simpatia de quem nos apresentava cada iguaria. Se tiver oportunidade, desfrute desta experiência íntima que nos aproxima dos sabores da terra.
Onde: Quinta de Vale Abraão, Samodães 5100-758 Lamego.
Contacto: 254 660 600.