Viagens e lazer

O lado exótico africano está pelas paredes no The Ivens Hotel. E há muito a conhecer

No edifício que outrora serviu de casa à Rádio Renascença mora agora um hotel que se divide entre a excentricidade das zonas comuns e a tranquilidade dos quartos. Conheça o The Ivens Hotel.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
O lado exótico africano está pelas paredes no The Ivens Hotel. E há muito a conhecer O lado exótico africano está pelas paredes no The Ivens Hotel. E há muito a conhecer
© D.R.
Rita Caetano
Escrito por
Mai. 05, 2022

Foi a localização no cruzamento entre as ruas Capelo e Ivens que ditou a temática deste hotel, em pleno Chiado, que nos transporta para África assim que entramos no lobby, que, tal como os restaurantes, é assinado pelo arquiteto catalão Lázaro Rosa-Violán.

O The Ivens é, assim, uma homenagem às expedições científicas que Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo (que deram o nome às ruas acima citadas) fizeram no continente africano. Sobressaem as madeiras escuras, as plantas, as diversas obras de arte e os tons quentes dos sofás e das tapeçarias.

Imponente é também a estante que ladeia a porta que dá para a zona da restauração. Nela, encontram-se livros “de exploradores de diferentes áreas”, como nos diz António Leão, diretor do The Ivens, que integra a Autograph Collection, do grupo Marriott.

Os livros de arte, de decoração e de viagens estão também junto dos elevadores em cada piso e nos quartos, tal como várias fotografias e documentos de época. Não se admire se não perceber logo onde é a receção, pois está ‘escondida’ no mezanino do lobby.

Outro segredo é a casa de banho, que serve também os restaurantes, e facilmente ganha o título da mais bonita da cidade com o seu papel de parede tropical, os lavatórios em mármore e a escadaria espelhada que conduz até ela.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por The Ivens Hotel (@theivenshotel)

Nos quartos e suítes, a decoração é outra – muito mais sóbria, em prol do descanso. O branco, o bege e o verde são os tons mais usados, com pormenores de cores mais fortes nos papéis de parede que se encontram, por exemplo, no teto.

Comum a todo o hotel é o aroma desenvolvido pela Joe Malone e que também é usado nas amenities. Antes de saírem, os hóspedes são convidados a deixar uma mensagem no livro do hotel; no entanto, não é sobre o The Ivens, mas sobre os sítios que exploraram em Lisboa, afinal este é o hotel para pessoas com espírito de descoberta.

Onde comer

No The Ivens existem três espaços de restauração: o Gastrobar, o Crudo Bar e o Ristorante. No primeiro, tudo se passa em volta do majestoso balcão e tem vários petiscos com alma luso-espanhola, vinhos e cocktails.

the ivens hotel

No segundo, a carta faz-se sobretudo de mariscos, bivalves e champanhe. No terceiro, são os sabores italianos que se destacam. Há os tradicionais risotos e pasta, mas também um grill com carnes maturadas.

Preço: A partir de 242€.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 261, março de 2022.

Últimos