Viagens e lazer

The Lodge Hotel: acorde com vista para o Rio Douro no novo hotel de Gaia

A Saber Viver foi conhecer a nova promessa hoteleira de Vila Nova de Gaia que celebra a cultura vínica da região e a riquíssima gastronomia portuguesa. Na próxima ida ao norte, visite o The Lodge Hotel.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
The Lodge Hotel: acorde com vista para o Rio Douro no novo hotel de Gaia The Lodge Hotel: acorde com vista para o Rio Douro no novo hotel de Gaia
© Francisco Almeida Dias
Marta Chaves
Escrito por
Ago. 04, 2021

Damos os primeiros passos pelo The Lodge Hotel e não demoramos muito tempo a perceber que os pormenores da região do Douro vinhateiro destacam-se nos pilares, nas paredes e na decoração por todo o lounge do hotel de cinco estrelas. Na verdade, estamos nas antigas caves da Real Companhia Velha, numa zona classificada como Património Mundial da Humanidade em que a fachada mantém a traça original, mas os toques contemporâneos são mais do que notórios.

A assinatura do interior do hotel é de Nini Andrade Silva,  que escolheu o azul escuro, a cortiça, tons azuis e terroir, ligados à uva e ao vinho, uma alcatifa a imitar o betão das adegas, plantas secas e cestos para envolver o hóspede numa verdadeira experiência vínica e gastronómica. E ainda que se intitule como um business hotel, o The Lodge tem várias atividades que dão oportunidade aos visitantes de desfrutar do melhor deste região.

© Francisco Almeida Dias

Esteve em soft opening desde outubro, mas a sua abertura oficial foi em maio. Do lado exterior, não descobrirmos o imaginário do hotel que teve como objetivo “trazer o Douro para o interior”, como nos disse o Niklas Breitenbach, Diretor de Vendas e Marketing do hotel.

Ainda no lobby, encontramos o The Lodge Bar onde tem a oportunidade de beber cocktails mais clássicos, mas também outros que exigem outro tipo de capricho, alguns deles envelhecidos durante dois meses, para verdadeiro deleite dos hóspedes.

Há ainda dois serviços a aproveitar neste espaço que pode ser usufruído por clientes de fora: o Wine O’Clock, com vinhos de 14 regiões vínicas portuguesas, acompanhado por momentos preparados pelo chef. Acontece todas as sextas-feiras das 18 às 20 horas; E o Afternoon Tea, ou seja, o clássico chá das 17h, mas totalmente reinventado. Prepare-se para a mala fechada que vem para a mesa e, quando se abre, é uma verdadeira surpresa. As miniaturas salgadas e doces acompanhadas pela seleção de chás do hotel é uma das experiências a viver durante a estadia. Aproveite-o das 16 às 18 horas.

Ao todo, o The Lodge tem sete andares, com 119 quartos e sete suítes. Uma das suas mais valias é, sem dúvida, a vista para o Porto. Até na piscina exterior, aquecida e com bar, a vista é maravilhosa: para a Serra do Pilar e para a ponte D. Luís I.

© Francisco Almeida Dias

A experiência gastronómica

Sem margem para dúvidas, a oferta gastronómica do The Lodge é um dos seus pontos fortes. O restaurante D. Maria, uma homenagem à Infanta D. Maria e a todas as D. Marias portuguesas, mães e avós, inclusive a primeira a assinar o primeiro livro de receita português, é visita obrigatória quando for a Vila Nova de Gaia.

Sob chefia de Ricardo Simões, o restaurante com (e mais uma vez) uma vista fabulosa para a Invicta tem a comida de conforto como seu pilar. Claro que a modernidade e experiência do chef está visível na carta que faz renascer as melhores receitas tradicionais do norte do País, entre elas estão também pratos do dia com produtos escolhidos pelo próprio.

© Francisco Almeida Dias

Entre as variadas opções, não deixe de provar as tripas, a vitela estufada com arroz de enchidos de Trás-os-Montes, o bacalhau confitado com puré de gravanços ou o pudim Abade de Priscos.

O Dona Maria tem ainda particularidades curiosas para conhecer. O espaço tem uma garrafeira com capacidade para 3500 garradas e uma seleção com 300 referências de norte a sul, incluindo ilhas. Existem ainda duas salas privadas, a Sala dos 30 e a Sala dos 20, perfeitas para eventos privados e de grupo, como jantares temáticos, provas de vinho ou showcookings.

Entre as suas atividades, pode ainda experimentar uma Cooking Class com Ricardo Simões, para aprender a cozinhar alguns pratos tradicionais portugueses (inclui jantar com vinhos aromatizados) ou ainda um jantar com enólogos de renome.

Vila Nova de Gaia acaba, assim, por ganhar um novo alojamento turístico com ADN nortenho, perfeito para conhecer o melhor da região vínica.

Onde: Rua Serpa Pinto, 60, Vila Nova de Gaia.
Telefone: 222 157 540.
Preço: Quarto duplo com pequeno almoço a partir de €190.

Últimos