O Expresso do Oriente foi um dos comboios mais luxuosos do mundo. Acolheu figuras importantes, como o duque de Windsor, o Papa Pio XII e Mata Hari, pela altura em que foi inaugurado, em 1883. O seu percurso original ligava Paris a Istambul (antiga Constantinopla) e foi o primeiro comboio a incluir serviço de dormitório e restaurante. Hoje, é um símbolo da cultura popular, muito por ser uma referência em vários filmes e livros. Exemplo disso é o recente Um Crime no Expresso do Oriente , inspirado no romance da escritora Agatha Christie, em exibição agora nas salas de cinema.
Porque não planear umas férias diferentes e começar o ano novo com uma aventura que passe por vários países, de Paris a Bucareste? Comece a pensar nos bilhetes (a partida deverá ser em Paris) e a fazer as malas. Nós tratamos do resto. Criámos um roteiro que inclui estadia num apartamento Homeaway , um local para saborear uma refeição e uma atração que não deverá perder . Para ver tudo com calma, conforto e aproveitar o melhor de cada uma das cinco cidades por onde o Expresso do Oriente passa..
Roteiro para embarcar no Expresso do Oriente
1. Paris, França
Onde ficar: Num loft luminoso no Canal Saint-Martin
Neste antigo edifício industrial pode contar com conforto, luz e muito charme parisiense. Com 160 metros quadrados, tem capacidade para alojar 11 pessoas, nos cinco quartos que tem disponíveis. Fica junto de vários pontos-chave da cidade, como o Centro Pompidou, em Les Halles, o Museu Picasso e o bairro do Marais.
Onde comer? No restaurante trendy L’Industrie
Com uma decoração vintage e muito parisiense, tem uma carta extensa, que inclui desde saladas, a pratos principais, como linguine de pesto, lasanha vegetariana, bife tártaro ou o Boeuf Bourguignon . Não pode sair deste espaço sem provar uma sobremesa, do cheesecake ao tiramisu ou a tarte tatin.
A não perder: o bairro cool do Marais
É um dos bairros mais cool da cidade e divide-se em duas partes: o alto Marais, mais artístico e alternativo, e o baixo Marais, mais movimentado e turístico. Nesta zona pode contar com diversas galerias de arte, restaurantes, bem como com várias lojas vintage e de marcas menos conhecidas. A arquitetura típica do século XVII não deixa ninguém indiferente.
2. Estrasburgo, França
Onde Ficar: num apartamento prático perto do centro
Junto do centro da cidade, próximo da catedral e da praça Gutenberg, fica este apartamento, com um quarto e capacidade para acolher duas pessoas. Um espaço prático, com kitchennete totalmente equipada e televisão. Com uma decoração moderna, é perfeito para receber casais.
Onde comer: Na deliciosa L’Epicerie
Esta é uma espécie de mercearia que também vende refeições. Se parar por aqui, prove as tartines de tomate, o gaspacho ou a tarte de frutos vermelhos. Com ótimas referências, é ideal para uma paragem rápida, tem uma decoração retro, vintage e muito acolhedora.
A não perder: um passeio pelas icónicas Ponts Couverts
Dentro do passeio obrigatório pelo bairro da Petite France vai encontrar este marco importante da cidade: as pontes cobertas. Apesar do telhado desta fortificação medieval do século III ter desaparecido no século XVIII, o nome manteve-se. Observe as torres construídas no século XIV e os vestígios das antigas muralhas.
3. Munique, Alemanha
Onde ficar: num apartamento renovado e moderno
O apartamento Garden City Monument House fica numa localização privilegiada, no bairro popular de Gärtnerplatz/Glockenbach. Um studio loft com um pé direito de 6 metros, muito tranquilo. Inclui lareira na sala, cozinha, casa de banho, chão parquet e acomoda até um máximo de 6 pessoas.
Onde comer: no restaurante gourmet Tantris
Moderno e gourmet, o Tantris, em Munique, marca “um começo de um novo movimento de culinária na Alemanha”, como diz o site. No menu de degustação pode provar: truta com creme, pepino com mostarda e caviar; medalhões de veado com cogumelos selvagens e puré de castanha doce; e tarte de chocolate com ameixa, com gelado de avelã e caramelo.
A não perder: o mercado Viktualienmarkt
Localizado numa grande praça, entre Heiliggeist-Kirche e a Frauenstraße, bem próximo da Marienplatz, junto de Marienplaz, é conhecido como o mercado público tradicional e mais popular de Munique. Com várias ofertas gastronómicas, muitos frescos e comida típica alemã, é um excelente local para se perder e provar algumas das especialidades do país. E, claro, não prescinda da cerveja para acompanhar. Afinal está na cidade do famoso Oktoberfest.
4. Budapeste, Hungria
Onde ficar: num apartamento espaçoso para a família
Um apartamento cheio de espaço, excelente para acolher uma família ou grupo de amigos. Com uma área útil/superficie de mais de 100 metros quadrados, fica perto de vários pontos importantes de Budapeste, como a Kiraly Stree ou a Ópera House. Situa-se num terceiro andar, tem ar condicionado, cozinha totalmente equipada, bem como uma sala de estar com wi-fi e televisão.
Onde comer: no gastrobar Bors
As sanduíches e as sopas em copo dominam este bar em Budapeste, que faz as delícias de quem por lá passa. O menu é inspirado em diferentes partes do mundo e tem sugestões americanas, parisienses e até tailandesas. Delicie-se nesta paragem obrigatória.
A não perder: a zona alternativa dos Ruin Bars
Em Budapeste, é obrigatório visitar a Ópera e todas as praças e monumentos principais. Mas reserve também uma noite para explorar a vida noturna da cidade. Os Ruin Bars estão num antigo bairro judeu, deixado ao abandono depois da segunda guerra mundial. Atualmente, nestes prédios, casas ou armazéns aparantemente abandonados, irá deparar-se com uma realidade muito diferente, depois de entrar: espaços alternativos, modernos e artísticos, cheios de vida e animação.
5. Bucareste, Roménia
Onde ficar: numa penthouse duplex com a melhor vista de Bucareste
Nesta penthouse duplex, pode contar com uma excelente paisagem da capital da Roménia. Com dois quartos e capacidade para quatro pessoas, fica a cerca de 10 minutos da parte histórica da cidade e a cinco minutos da rua Decebal, um local com muitos bares e lounges para aproveitar a noite de Bucareste.
Onde comer: na cervejaria Caru’ cu bere
Conhecida como a cervejaria mais antiga da cidade, situa-se num edifício tradicional com uma arquitetura e decoração bem preservados. A comida e bebida são tipicamente romenas, com ótimas referências quer na qualidade, quer no serviço prestado. Prove a sopa de feijão com pedaços de bacon ou as costeletas de porco. Pela sua popularidade, é importante que faça uma reserva.
A não perder: o Museu de Arte Contemporânea e o Café Panorâmico
Fica numa ala do Palácio do Parlamento e recebe várias exposições e obras de artistas internacionais. É importante que não deixe de passar no último andar do prédio onde se situa um café com uma panorâmica vista sob a capital da Roménia.
Preparados para se aventurarem no Expresso do Oriente? Veja ainda o nosso roteiro pelos sítios menos conhecidos em Portugal que tem de visitar.