© D.R
Aprenda a criar um vision board, passo a passo

Aprenda a criar um vision board, passo a passo

Afinal, o que é um vision board? Tem benefícios para a saúde? Como é que crio um? Falámos com uma especialista para tirar todas as dúvidas!

Por Jan. 8. 2025

O início do ano é a altura perfeita para pensar mais em si e um vision board pode ser a ferramenta perfeita para a ajudar a manter o foco nos objetivos que tem para este ano, mas também para a inspirar diariamente.

Vision board: o que é?

“Um vision board é uma representação visual do que queremos ter, ser e viver. Ele pode ser físico (em papel, cartolina ou usando um placard) ou digital (criando numa app e usando como tela do ecrã do telemóvel ou do portátil/computador) e nele vamos colocar imagens, frases e/ou palavras que representem essas coisas que queremos ter, experiências que queremos viver, emoções que queremos sentir, objetivos que queremos alcançar e a pessoa que queremos ser. Tudo o que queremos manifestar na nossa vida”, explica Magda Soares, facilitadora deste processo e assessora de imprensa.

©D.R

“O nosso vision board deve ser também uma fonte de inspiração que nos transmite essa energia positiva e nos remete para essas emoções. Devemos ter imagens, frases e palavras que representem os nossos sonhos e a vida que queremos alcançar, mas também que nos façam sentir felizes, de coração cheio, inspiradas e gratas pelo que sabemos que, na altura certa, iremos manifestar…”, explica, referindo ainda que fazer um vision board, “obriga-nos a abrandar, a reservar um tempo para nós próprias e a definirmos o que queremos na nossa vida”.

“Se não sabemos para onde queremos ir, como é que lá chegamos? É uma atividade mindful que nos leva para dentro, nos conecta a nós próprias e permite pôr-nos, nem que seja naquele dia, em primeiro lugar nas nossas vidas tão ativas, de mulheres com mil funções, que nos absorvem no dia a dia e nos desviam do nosso próprio autocuidado e bem-estar”, afirma.

©D.R

A pensar em todas as pessoas que querem criar o seu vision board que Magda Soares organizou o workshop Manifesta o teu vision board, n’O Jardim, em Lisboa, no dia 5 de fevereiro (50€, brunch e todos os materiais incluídos).

Como criar um vision board

1. Faça uma lista dos sonhos e objetivos (nas várias áreas da sua vida) e que quer colocar no seu vision board.

2. Reúna revistas, tesoura, cola e cartolinas no formato que quiser.

3. Prepare o espaço para ter uma envolvência inspiradora nesse dia. Acenda umas velas ou ponha umas gotas de um óleo essencial num difusor, prepare um chá ou café, sirva com uma fatia de bolo ou uns biscoitos e decida se quer ficar no chão ou na mesa.

©D.R

4. Procure e recorte imagens, frases ou palavras que representem os seus sonhos/ objetivos ou que lhe chamem a atenção. Se seguirmos o nosso instinto, são por vezes as imagens ou palavras de que precisamos e nem sabemos.

5. Vá dispondo tudo na cartolina e pode colar aos poucos ou organizar tudo primeiro e colar no final.

6. Terminando, tire uma fotografia para poder estar sempre no seu telemóvel, e ponha o seu vision board num local onde o consiga ver (e inspirar-se) diariamente.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 295, janeiro de 2025.