E se lhe dissessem que já é perfeita? Mesmo com os seus defeitos e virtudes, com tudo o que gosta e não gosta em si.
Pode até não acreditar, mas este é um dos muitos ensinamentos que Inês Nunes Pimentel quer passar a todas as mulheres. “O primeiro passo é apaixonarmo-nos por nós. Como mulheres, conseguimos ser o nosso pior inimigo”, explica Inês em entrevista a Saber Viver.
“Vivemos numa sociedade que constantemente nos diz que temos de mudar. Temos de ser melhores, mais bonitas, mais magras, mais inteligentes, ter roupas mais caras, ganhar mais dinheiro, encontrar a nossa alma gémea, viajar pelo mundo… e a lista poderia continuar eternamente”, refere.
Na opinião da coach, somos programadas pela sociedade para estar constantemente insatisfeitas, sempre em busca daquilo que não possuímos. Isto por acharmos que só quando o atingirmos, seremos totalmente felizes e realizadas.
“Deveríamos estar gratas e ser felizes com o que já possuímos e aceitar-nos e amar-nos tal como somos. Com o bom e o menos bom, com as boas e as más experiências, com as qualidades e com os defeitos, pois é cada um destes detalhes que nos torna excecionais”.
Inês acredita que o seu livro serve para relembrar “que já és perfeita tal como és e que nenhum destes aspetos externos vai fazer por ti aquilo que o amor-próprio é capaz de fazer”.
Vive a Tua Luz: um guia para o amor-próprio
Gratidão e amor-próprio são dois dos temas mais pertinentes em Vive a Tua Luz. O livro promete ser um companheiro para desafiar inseguranças. Mas não só: ajudar a viver sem medos, pensamentos tóxicos ou zonas de conforto.
Inês já viveu um pouco por todo o mundo e agora reside nos Emirados Árabes Unidos. Esta primeira obra da portuguesa combina conhecimentos de diversas disciplinas, como o ioga, a medicina ayurveda ou a nutrição natural. Tudo para promover um bem-estar holístico.
Ao longo das páginas, Inês partilha de forma sincera as suas historias e experiências de como a sua vida se transformou. De dentro para fora.
Aos 24 anos, a jovem portuguesa foi diagnosticada com Doença de Graves. Trata-se de uma doença autoimune que deixou o seu “corpo intoxicado e dependente de comprimidos”. Alguns anos mais tarde, a viver em Londres, numa cidade onde se sentia sozinha e a trabalhar numa carreira que já não a inspirava, Inês percebeu que tinha de assumir o controlo da sua vida, da sua saúde e da sua felicidade.
“Quando batemos no fundo, a única hipótese é levantarmo-nos. Penso que o que me ajudou a recomeçar e me deu coragem foi aperceber-me que eu era a única pessoa responsável pela minha vida! Depois de anos a lutar contra a minha doença e o meu relacionamento comigo mesma, e com toda a minha vida a desabar, percebi que tinha de dar esse passo.”
“Acredito que quando as mulheres se apoiam e se unem em comunidade, elas têm o poder de mudar o mundo”.
Inês Nunes Pimentel
Decidiu então começar a estudar soluções para a sua própria cura e felicidade. “Embarquei numa verdadeira jornada de descoberta e autodescoberta! Tirei diversas certificações nas áreas de nutrição, saúde holística, ioga, meditação, espiritualidade, coaching e desenvolvimento pessoal”.
Uma comunidade de mulheres unidas
Atualmente a viver no Dubai, Inês é professora e começou a partilhar estas aprendizagens através das redes sociais, onde criou a comunidade Soul Sisters, um grupo do Facebook que conta com mais de quatro mil membros.
“Há muito que sentia que a Internet precisava de um lugar que reunisse uma comunidade de mulheres unidas na sua jornada de desenvolvimento pessoal para se inspirarem diariamente. Acredito que quando as mulheres se apoiam e se unem em comunidade, elas têm o poder de mudar o mundo”.
Existem cada vez mais bloggers dedicadas aos temas de bem-estar. Mas a energia que Inês partilha nas suas redes sociais é contagiante. Os seus 13 mil seguidores no Instagram são bastante ativos e seguem de perto a sua jornada. Vive a Tua Luz é um culminar do seu sucesso online.
“Viver a nossa luz significa sermos a nossa versão mais autêntica e brilhante para que possamos viver a vida dos nossos sonhos”, explica a autora, que acredita que cada um tem potencial para viver de forma mais equilibrada.
Os capítulos exploram temas como a meditação, alimentação saudável e espiritualidade, numa combinação de receitas para um bem-estar holístico.
Neste livro pode encontrar exercícios e mantras para nutrir o corpo, mente e alma. “Todas as respostas já estão dentro de nós, apenas adormecidas pelos nossos medos e inseguranças. Os exercícios que criei ao longo do livro são fundamentais nesta jornada de autoconhecimento pois vão fazer com que despertemos todas essas respostas”.
No site da autora, pode fazer o download de um kit de exercícios e aceder a conteúdos como meditação guiada. Pode ainda inscrever-se na Academia, com lançamento marcado para breve, onde Inês ira ensinar desenvolvimento pessoal através de apoio online.
Ficou curiosa para ler Vive a Tua Luz, de Inês Nunes Pimentel? Conheça também Catarina Lino, life coach e professora de ioga.