Todos os anos, o Pinterest reúne as tendências emergentes em várias categorias (moda, beleza, decoração, alimentação, etc.). A lista Pinterest 100 revela o que vai ser mais procurado em 2018. No relatório, Eric Wahlgren escreve: “Uma vez que as pessoas usam o Pinterest para comprar e planear, percebemos como é o comportamento do consumidor e as suas mudanças de gostos. Ao identificar as tendências emergentes, a nossa equipa analisou o número de pesquisas e de pins guardados ao longo do ano de 2017”.
Para abrir o apetite, literalmente, revelamos as 10 tendências de comida do Pinterest para 2018. E incluímos uma receita para cada uma delas. Atenção, até inclui um gadget. E não é a Bimby.
As 10 tendências de comida do Pinterest em 2018
1. Vagens de ervilhas
Se calhar não aproveitamos tanto as vagens como devíamos. Em 2018, palavra de ordem é não ao desperdício! Ficam fantásticas cruas a acompanhar húmus ou numa salada de inspiração asiática. A grande tendência do momento é assá-las no forno como alternativa às batatas fritas.
Vagens de ervilhas com parmesão e alho, de Diet Hood
2. Cozinha marroquina e africana
As especiarias norte-africanas como os cominhos e cardamomo podem transformar qualquer prato. Sim, a pimenta e o sal não são os únicos a condimentar o prato.
Wraps com falafel, de Jamie Oliver
“Esta receita de falafel é a minha ideia de cozinha rápida e saborosa – recheie os wraps e saboreie! ”, diz Jamie Oliver, que sugere esta receita.
3. Café saudável
Se calhar somos uma exceção – a par com Espanha e Itália –, onde a maioria não abdica da sua bica. O certo é que o café preto está a tornar-se raro. Em 2018 vai ser “turbinado” com superalimentos, como o pó de raiz de maca. Ou como nesta receita de Café Moca light.
Café Mocha vegetariano, de 80 Twenty Nutrition
4. Proteínas vegetais
Cada vez mais pessoas estão a perceber que a carne não é a nossa única fonte de proteínas. As lentilhas, quinoa, grão, entre outros cereais e oleaginosas, são uma alternativa nutritiva.
Caril de batata doce e grão, de One Green Planet
5. Air Frying ou fritadeiras sem óleo
Vendidas com a promessa de fritar com pouquíssima (ou nenhuma) adição de óleo, estas máquinas despertaram a curiosidade de quem procura uma alimentação mais saudável. A tecnologia Rapid Air, permite fritar alimentos com o ar, tornando-os estaladiços por fora e macios no interior.
Couve-flor salteada e picante, de Vegan In The Freezer
6. Cocktails sem álcool
Ideal para quem está a seguir a dieta dry January! Além de não conterem álcool podem ser super nutritivos.
Cocktail de Cidra e Earl Grey, de With Food And Love
7. Souping
Souping Is the New Juicing, era o título um artigo já em 2016 do The New York Times. Se a tendência dos sumos parece estar a decrescer, a das sopas vai de vento em popa. Joana Limão, no seu blog dá uma receita base para qualquer sopa:“Junte depois os legumes que mais gostar e um topping à escolha!”
Base universal para sopas… com poucas calorias, de Lemonaid
8. Ghee
Pronuncia-se gui e é o óleo purificado da manteiga, onde a água, os sólidos e a lactose são removidos. “Para quem gosta de manteiga, o ghee fica divino em tudo que levaria a manteiga!”, avisa a guru brasileira da cozinha, Bela Gil.
Caril de batatas com Ghee, de My Darling Lemon Thyme
9. Condimentos coreanos
Depois do o kimchi, repolho temperado com alho e pimenta que fermenta durante meses, é a vez do gochujang, um género de pasta coreana fermentada, que está a começar a fazer furor no ocidente. Experimente-a com esta receita de ovos escalfados.
Ovos escalfados com Gochujang, queijo feta e pickles de cebola, de Real Simple
10. Sobremesas vegetarianas
Graças ao óleo de coco, o melhor substituto da manteiga na culinária, e às sementes de linhaça, que fazem a vez dos ovos, as possibilidade tornaram-se infinitas.
Bolachas vegetarianas com pedaços de chocolate, de Sprinkle of Green
Como diz a autora do blogue, “a receita é fácil de realizar. A parte difícil é ter de esperar 12 horas que esta assente no frigorífico.” Só pelo aspeto, acreditamos!
Cheia de boas resoluções para 2018? Gostou destas 10 tendências de comida do Pinterest? Então leia também as maiores tendências de alimentação 2018.