Num dos últimos relatórios divulgados pela Organização Mundial de Saúde, 41 milhões de crianças com menos de 5 anos têm excesso de peso e estão mais sujeitas a desenvolver a diabetes. Para acabar com estes números assustadores, a OMS pediu a todos os países que reduzissem o açúcar das suas bebidas em 20%.
Como diminuir o açúcar
Esta é uma medida que cabe às marcas seguir. Então e nós? Nós também podemos, de maneiras muito simples, diminuir o açúcar nas nossas vidas. Saiba como a seguir.
1. Corte com o açúcar no café
Não precisa de retirar tudo de uma vez. Vá reduzindo aos poucos e use um pau de canela para mexer o café. Com o tempo, comece a dispensar na totalidade. Até costumam dizer que o verdadeiro apreciador do café bebe-o sem adoçantes, não é verdade?
2. Evite os corredores centrais nos supermercados
Ponto número um: não vá às compras com fome. É meio caminho para comprar mais coisas, daquelas que não precisa. Já no supermercado evite os corredores centrais pois é lá que estão os doces, bolachas e afins. Faça um caminho periférico, pelos corredores das verduras e alimentos frescos.
3. Beba muita água
Se estiver bem hidratada o corpo vai pedir menos açúcar. Se não quiser estar constantemente a beber água opte por infusões de chá ou água com fruta.
4. Use guacamole em substituição de outros molhos
O abacate é um fruto bastante nutritivo, cheio de vitaminas, que servido em puré é uma alternativa saudável para temperar saladas ou legumes.
4. Leia os rótulos com atenção
Já a tínhamos alertado para a importância de ler bem os rótulos. Neste caso, todos os produtos que tenham sacarose, glicose, galactose, açúcar amarelo, frutose e melaço são sinónimo de açúcar. Evite comprá-los.
5. Aposte em stevia
Este adoçante natural é um bom substituto do açúcar. Nos supermercados já é possível encontrar refrigerantes, sumos, iogurtes, leites, chocolates e doces adoçados com stevia.
Consome muitos açúcares? Percebeu como diminuir o açúcar na sua vida? Saiba que alimentos deve ter sempre na despensa.