Apesar de ser uma variedade da beterraba, “a acelga suíça não produz um bolbo comestível”, explica David Grotto no livro 101 Alimentos que Podem Salvar a sua Vida (Academia do Livro, 2008).
Vinda diretamente da Babilónia, esta hortaliça é rica em fibras, vitaminas, magnésio, potássio e ferro. Graças às suas propriedades nutricionais, tem sido utilizada no tratamento de várias doenças, tumores, leucemia e outros cancros.
5 benefícios da acelga
• A elevada concentração de vitamina K, fortalece a estrutura óssea e ajuda a reduzir a propagação da osteoporose;
• Tem propriedades anticancerígenas. “Um estudo sobre as células de cancro da mama humano revelou que os flavonóides presentes na acelga interrompiam o crescimento e a reprodução de ADN das células”, segundo David Grotto;
• Os seus componentes antioxidantes ajudam a reduzir doenças inflamatórias e combatem os danos causados por radicais livres;
• Tem propriedades benéficas para a pele, como a vitamina C;
• Reduz a pressão arterial.
Como consumir?
Antes de escolher a acelga, tenha em atenção que existem diferentes variedades. Conseguirá distingui-las pela cor, largura e comprimento do talo, e pelo tamanho das folhas.
Deverá ter em consideração que os diferentes tipos poderão ter sabores distintos. Mas, no geral, “o sabor da acelga é algo entre o espinafre e a beterraba”, esclarece David Grotto, no seu livro.
Poderá cozinhar esta hortaliça das seguintes formas:
• Ao vapor. Esta é uma óptima forma para aproveitar todos os nutrientes da acelga;
• Cozida, em lume brando;
• Refogada em azeite, manteiga ou outra gordura à escolha. Irena Macri, no seu livro Novas Receitas Paleo (Bertrand, 2019), sugere temperá-la com sumo de limão e sal marinho e saltear por 2 ou 3 minutos, até amolecer mas mantendo o tom verde vivo.
Como selecionar e conservar?
Como qualquer outra hortaliça, deverá optar por aquelas que estejam com um aspeto brilhante e estaladiço. De acordo com David Grotto, deve evitar “comprar acelga que esteja acastanhada ou amarelada e que tenha pequenos furos.”
Pode conservá-la no frigorífico durante um período de três dias.
Receita com acelga a provar
Junta quinoa e molho de iogurte de alho e é um prato divertido de se fazer. Experimente esta receita de “rissóis” de acelga e bom apetite!
Fontes: Nonvitamin and Nonmineral Nutritional Supplements; New Vitamin K Analysis Supports The Triage Theory
Conheça ainda as vantagens de consumir curcuma.