Água aromatizada: os benefícios e uma receita a experimentar
Estimulam o metabolismo, eliminam toxinas, ajudam o organismo a libertar gordura e elevam o ânimo. Precisa de mais razões para incluir uma água aromatizada na sua ementa diária?
Chegou aquela altura do ano em que nos entregamos de olhos fechados a dietas promissoras e planos de exercício intensos, tudo na esperança de ficar em forma até às férias.
Para ser mais bem-sucedida, experimente acompanhar os seus novos hábitos alimentares e de exercício com a ingestão de águas detox, cheias de benefícios e muito eficazes.
As águas infundidas com frutas e legumes fornecem a mesma hidratação de um copo de água com o plus de oferecerem os sabores intensos, doces e/ou picantes dos ingredientes que escolher.
Mais do que água
Os principais benefícios de beber águas detox vêm do simples facto de se tratar de água. Ao infundi-las com alimentos saborosos, as pessoas tendem a beber mais.
Além de prevenirem a desidratação, são saciantes e ajudam a emagrecer, pois substituem as bebidas açucaradas com que costumamos acompanhar as refeições.
Informação nutricional
Ao contrário das águas com sabor de supermercado – que contêm calorias, açúcar e hidratos de carbono –, as águas aromatizadas feitas em casa podem ser nutritivas se espremer a fruta para libertar o seu sumo, repleto de vitaminas e minerais.
Porém, “as águas detox não têm a pretensão de fornecer um contributo nutricional, uma vez que os frutos e os legumes não são ingeridos. São águas vitaminadas, ricas em vitaminas B e C, e em antioxidantes”, explica Sonia Lucano no livro Águas Detox (Presença).
Uma chávena de água aromatizada com fruta contém, normalmente:
- Calorias: 0;
- Proteínas: 0 g;
- Gordura: 0 g;
- Hidratos de carbono: 0 g.
Água aromatizada de chá verde, limão e tomilho-limão
Ingredientes
1 saqueta chá verde
1/2 limão
q.b. tomilho-limão
400 ml água mineral
q.b. cubos de gelo
Modo de preparação
1. Faça uma infusão de chá verde em 50 cl de á gua a ferver. Retire a saqueta e deixe arrefecer
2. Limpe o limão, esfregando a casca, e corte-o em rodelas finas com a mandolina
3. Lave o tomilho-limão
4. Ponha as rodelas de limão no fundo do frasco
5. Adicione os cubos de gelo, dispondo as hastes de tomilho-limão contra as paredes do frasco. Acabe de encher o frasco com o chá
6. Feche o frasco e leve-o ao frigorífico durante a noite. Beba no dia seguinte