Os alimentos anti-inflamatórios são uma poderosa ajuda no combate da inflamação do nosso organismo, que pode ser aguda ou, nos casos mais graves, crónica. Mas, afinal, o que é a inflamação e como atua?
Pode parecer estranho, mas a inflamação é um processo natural de defesa do organismo contra vírus, bactérias e outros agressores externos que são prejudiciais à saúde.
Este processo é “responsável pela ativação das diferentes células do sistema imunitário para que as mesmas atuem de forma a diminuir a disponibilidade de nutrientes que possam beneficiar os agentes agressores. Desta forma, é possível eliminar o corpo estranho do nosso sistema”, explica a nutricionista Lillian Barros, à Saber Viver.
Nesta situação estamos perante uma inflamação aguda, que tem um período de duração curto, como uma amigdalite, por exemplo. Os problemas começam a surgir quando esta inflamação se torna crónica.
“Quando há um processo de inflamação crónico, o organismo entende que está sempre a ser atacado. É como se estivéssemos em modo de alerta constante, até que o corpo perde o controle e o que era um modo de cura, passa a gerar uma doença. Neste estado ativo de alerta, é privilegiada a chegada de nutrientes às células do sistema imunitário em detrimento das restantes”, adianta.
Esta última situação é o ponto de partida para o surgimento de várias doenças crónicas, como a diabetes, doenças cardiovasculares, doença de Crohn ou Alzheimer.
A boa notícia é que existem vários alimentos com características anti-inflamatórias e que ajudam a prevenir e combater estas doenças.
Lillian Barros indicou-nos alguns desses alimentos, como por exemplo, os que são ricos em ácidos gordos de ómega 3, como o óleo de peixe, a linhaça e a chia. Mas, existem outros que facilmente pode incluir na sua alimentação diária.
Além de uma alimentação rica em propriedades anti-inflamatórias, não se deve esquecer de gerir o stresse. Vários estudos têm vindo a correlacionar a inflamação crónica com o stresse e, consequentemente, com a falta de memória e outras doenças do sistema neurológico.
7 alimentos com propriedades anti-inflamatórias
Gengibre
Além de ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que reduzem de forma eficaz os níveis da inflamação, também é um ótimo remédio natural no combate e na prevenção de náuseas e vómitos.
Curcuma
Da família do gengibre, já se sabe que a curcuma previne o cancro e ajuda a combater a depressão. Este ingrediente é apontado pela nutricionista Lillian Barros como um importante neutralizador de inflamações. Já são vários os estudos que indicam que o consumo diário moderado desta raiz traz benefícios para a saúde.
Frutos vermelhos e mirtilos
Os frutos vermelhos, tal como os mirtilos, além de terem um baixo teor de gordura, são ricos em antocianinas (pequenos pigmentos vegetais responsáveis pelas cores de algumas flores, alimentos e ingredientes) que têm um elevado poder anti-inflamatório.
Azeite extra-virgem
Conhecido como o ‘rei’ da gastronomia mediterrânica, o azeite por ser rico em polifenóis e ácido alfa-linoleico ajuda a combater as inflamações e a reduzir o chamado colesterol mau. Por isso, não se esqueça: use e abuse do azeite nas suas refeições!
Abacate
As divergências sobre os benefícios do abacate estão por todo o lado na Internet. No entanto, é um facto que este fruto contém nutrientes e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo, como o magnésio e o potássio (veja estas 27 receitas que pode fazer com abacate).
Além disso, o abacate “contém uma substância chamada beta-sitosterol que age como anti-inflamatório natural”, diz-nos Lillian Barros.
Repolho roxo
O repolho roxo contém polifenóis, glutationa e, também, antocianinas que agem como medicamentos anti-inflamatórios. Além disso, melhora a digestão e fortalece o sistema imunitário.
Alho
Nunca é de mais falar sobre os inúmeros benefícios que o alho têm para oferecer à nossa saúde. Este poderoso antibiótico natural desintoxica, previne doenças cardiovasculares e a diabetes, ou seja, “ajuda a diminuir os processos inflamatórios no organismo”, diz-nos Lillian Barros.
Fontes: Inflammation: The Common Pathway of Stress-Related Diseases; Chronic inflammation in middle age may lead to thinking and memory problems later; Anti-Oxidative and Anti-Inflammatory Effects of Ginger in Health and Physical Activity: Review of Current Evidence;
Descubra, ainda, os benefícios de consumir café todos os dias.