Chamam-lhe a vitamina do sol, a amiga do cálcio e a hormona que previne deformidades ósseas. Num estudo recente, publicado no Journal of the American Medical Association, concluiu-se até que, a carência de vitamina D triplica o risco de perda de faculdades mentais na terceira idade.
A OMS recomenda uma ingestão diária de 5 microgramas (mcg) em crianças e adultos até aos 50 anos, grávidas e lactantes; 10 microgramas dos 51 aos 65 anos e 15 microgramas acima dos 66 anos.
Os alimentos com vitamina D em que tem de apostar
Pedimos a Patrícia Costa, nutricionista no Hospital Privado de Braga – Trofa Saúde, que nos dissesse a quantidade de microgramas que os principais alimentos com vitamina D têm.
Sardinhas
É um peixe de água salgada rica em proteínas e gorduras saudáveis. O seu consumo diminui o nível de colesterol mau e de triglicéridos no corpo, além de auxiliar na saúde cardiovascular.
Gema de ovo
Os ovos são uma boa fonte de proteína e, no caso da vitamina D, encontra-a na gema. Os benefícios de consumi-la são muitos: ajuda a controlar a gordura no sangue e melhora a comunicação entre as células e o sistema nervoso.
Salmão
É um peixe de água salgada rica em proteínas e gorduras saudáveis. O seu consumo diminui o nível de colesterol mau e de triglicéridos no corpo, além de auxiliar na saúde cardiovascular.
Ostras
Além de zinco, ferro e vitamina B, as ostras são uma boa fonte de vitamina D. Ajudam na absorção de cálcio promovem o desenvolvimento normal dos ossos e dentes.
Óleo de fígado de bacalhau
Os nossos avós falam muito deste óleo que sempre funcionou como suplemento vitamínico. É uma excelente fonte de vitamina D, e ajuda na saúde dos ossos.
Benefícios da vitamina D
As mais-valias da ingestão diária de vitamina D são muitas: otimiza o cálcio, absorve o fósforo, previne a perda de capacidades cognitivas e é fulcral para a mineralização da estrutura óssea.
Segundo o Health Line há mesmo estudos que provam que a vitamina D reduz o risco de esclerose múltipla e pode mesmo ajudar quem está em depressão. Além disto, previne doenças cardiovasculares e a ajudar com a perda de peso.
Para quem tem deficiência desta vitamina pode mesmo tomar suplementos. Os sintomas deste problema são: cansaço, fadiga, sensação de mau-estar ou dores musculares. Para saber se o seu organismo carece de vitamina D basta pedir ao seu médico análises ao sangue.
Costuma consumir estes alimentos com vitamina D? Saiba como começar o dia cheia de energia.