O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais vendidos. Mas é também um dos que mais prejudica a nossa saúde. Porquê? É simples. Quando coloca comida a aquecer no microondas, o calor não chega a todas as partes dos alimentos, o que faz com que algumas bactérias consigam sobreviver. Além disso, o micro-ondas irradia ondas que destroem os nutrientes.
Sabemos que por uma questão de poupança de tempo e/ou dinheiro, acaba por ter este eletrodoméstico muito presente na sua vida. Além de sugerirmos que o use o menos possível, mostramos quais são os alimentos que não deve mesmo aquecer no micro-ondas.
Alimentos a não aquecer no micro-ondas
1. Batatas
O problema com este alimento começa na forma como o guarda. Se as batatas arrefecerem à temperatura ambiente dão origem à clostridium botulinum, uma bactéria que provoca intoxicação alimentar. Como o calor do micro-ondas não consegue destruir este germe é possível que fique doente.
2. Frango
No caso do frango, o aquecimento decompõe as proteínas. O resultado? Dores de estômago.
3. Espinafres
Quer os espinafres, quer todos os vegetais com folhas têm elevados níveis de nitrato. Segundo o European Food Information Council, ao aquecer estes vegetais no micro-ondas, os nitratos convertem-se em nitritos e estes em nitrosaminas. Como consequência, diminui a capacidade da corrente sanguínea de transportar oxigénio.
4. Cogumelos
Não devem ser aquecidos a mais de 70º. Se forem há uma grande probabilidade das proteínas serem destruídas por enzimas e micro-organismos.
5. Arroz
O caso do arroz é muito idêntico ao das batatas. Tem de ter muita atenção à forma como o guarda, pois se optar pela temperatura ambiente os esporos deste alimento multiplicam-se e, ao voltar a aquecê-lo, pode provocar uma intoxicação alimentar.
Costuma aquecer comida no micro-ondas?