A alimentação influencia diretamente a qualidade do nosso sono. Por exemplo, quando, ao jantar, apostamos em refeições mais pesadas, temos sempre tendência a sentir-nos indispostas e com dificuldade em adormecer.
Há quem não acredite que precisemos de dormir 8 horas. Ainda assim, há truques que nos ajudam a dormir melhor: fazer um intervalo de uma hora e meia entre a última refeição e ir para a cama, evitar alimentos estimulantes como o gengibre e a pimenta, e apostar noutros que melhoram a qualidade do sono.
Aposte nestes 5 alimentos para dormir bem
1. Banana
Este fruto é rico em vitamina B6, que tem um papel fundamental na prevenção de insónias. Além disso, produz serotonina, uma hormona que nos relaxa.
2. Mel
Um fio de mel é o suficiente para a ajudar a dormir melhor. É que o nível de açúcar presente diminui os níveis de alerta durante a noite, deixando-a mais relaxada.
3. Amêndoas
São ricas em melatonina, a hormona produzida pela glândula pineal do cérebro que ajuda a relaxar e regular os ciclos de sono. Além das amêndoas, também as nozes devem ser consumidas antes de dormir. Mas tenha atenção aos exageros!
4. Leite
Um copo de leite antes de se deitar ajuda-a a dormir melhor graças ao triptofano, um antidepressivo natural que aumenta os níveis de melatonina (explicada em cima).
5. Cerejas
Infelizmente não existem todo o ano. Na sua época, é um fruto bom indutor do sono, já que também contém a hormona melatonina.
Já costuma consumir estes alimentos para dormir bem? Sugere-nos mais algum que a acalme e ajude a relaxar?