Alimentos ricos em vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C

Sabia que a vitamina C é responsável por múltiplas funções do organismo? E que ajuda a fortalecer as defesas naturais do nosso corpo, sendo muito importante no combate aos sintomas de constipações e gripes? Este são os alimentos ricos em vitamina C.

Por Jan. 29. 2017

Desde muito novas que ouvimos a nossa mãe falar dos benefícios da laranja. Por isso, o jarro de sumo marca presença em muitas mesas de pequeno-almoço. A culpa é da vitamina C, uma molécula que contém anti-oxidantes capazes de combater os radicais livres e fortalecer as defesas naturais do nosso corpo. Além disso, as mais valias não ficam por aqui: esta vitamina, estimula o sistema imunitário, ajuda na cicatrização, melhora o fluxo sanguíneo, facilita a absorção de ferro e combate os sintomas de gripes e constipações.

Embora associemos muito a vitamina C à laranja, há outros alimentos em que esta também marca presença em força. São alimentos ricos em nutrientes que deve consumir com regularidade para que tenha melhor qualidade de vida.

Alimentos ricos em vitamina C

Morango

É um fruto carnudo e pouco calórico, com um bom aporte de minerais, ferro e, claro, vitaminas. Tem ação anti-oxidante e ajuda no trânsito intestinal.

Quantidade de vitamina C: 58,8 mg em cada 100g


Brócolos

Para que não perca as suas propriedades, este legume não deve ter uma cozedura muito prolongada em água abundante. Contém também potássio, cálcio, magnésio e ferro.

Quantidade de vitamina C: 89,2 mg em cada 100g.


Quivi

Originário da China, este fruto tem mais vitamina C do que a laranja. As sementes ajudam no trânsito intestinal.

Quantidade de vitamina C: 92,7 mg em cada 100g


Couve-flor

É a mais digestiva de todas as couves. Tem um grande número de nutrientes e poucas calorias. Este vegetal é recomendado para pessoas que sofram de hipertensão, já que contém baixas quantidades de sódio.

Quantidade de vitamina C: 48,2 mg em cada 100g


Ananás

Tem um baixo valor calórico e rico em potássio e vitamina C. Deve ser consumido maduro, pois quando colhido antes do tempo é pobre em nutrientes.

Quantidade de vitamina C: 47,8 mg em cada 100g


Papaia

Cristóvão Colombo chamava-lhe “a fruta dos anjos”. É um fruto rico em potássio, fibras e vitaminas. É muito bom para os intestinos.

Quantidade de vitamina C: 60,9 mg em cada 100g


Pimento verde

É uma boa fonte de fibras e destaca-se pelo alto teor de vitamina C. Deve cozinhá-lo sem pele para evitar transtornos gástricos.

Quantidade de vitamina C: 80,4 mg em cada 100g


Laranja

Para ter uma noção, uma laranja é suficiente para cobrir as nossas necessidades diárias de vitaminas. São também uma fonte rica em cálcio, magnésio e potássio.

Quantidade de vitamina C: 50 a 70 mg em cada 100g

 


 

Costuma consumir estes alimentos?