Nutrição

Amendoim: o fruto seco calórico mas repleto de benefícios

Será difícil encontrar alguém que não goste deste fruto seco tão saboroso quanto nutricionalmente rico. O problema é sabermos dosear as quantidades…

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Amendoim: o fruto seco calórico que também tem imensos benefícios
Filipa Basílio da Silva
Escrito por
Out. 01, 2018

Companheiro dos portugueses nos bons e maus momentos, os amendoins são o primeiro aperitivo a desaparecer nas patuscadas e aquele petisco reconfortante sobre o qual derramamos lágrimas quando a nossa equipa de futebol perde. Se for torrado e salgado, tanto melhor, embora os nutricionistas alertem para o facto de, assim, satisfazer mais o paladar do que alimentar.

Este fruto seco também possui um elevado teor calórico, tendo 100 gramas aproximadamente 600 calorias. Aconselha-se moderação no seu consumo, o que talvez se consiga de maneira mais fácil através da culinária (como nestas bolachas, por exemplo) do que se tivermos uma taça cheia de amendoins (mesmo sem aditivos).

Na cozinha, este fruto é utilizado para fazer bebidas, acepipes, entradas e pratos salgados, bem como sobremesas. Entre as suas aplicações mais conhecidas, temos o óleo, bastante usado na gastronomia asiática, e a manteiga de amendoim, popularizada pelos hábitos alimentares norte-americanos.

Os muitos benefícios do amendoim

Havendo amendoins na mesa, mesmo estando todas as luzes ligadas, eles são comidos num ápice e começamos a ver as pessoas a recostarem-se nas cadeiras. É que, à semelhança dos restantes frutos secos, o amendoim sacia bastante.

Porquê? “Concentra num reduzido volume de alimento uma quantidade fantástica de nutrientes. Com 100 gramas de amendoins, as necessidades diárias de vitamina B1, B3, B6, E, K, folato, ferro e zinco ficam satisfeitas na totalidade ou em grande percentagem”, escrevem Pedro Carvalho e Vitor Hugo Teixeira no livro 50 Super Alimentos Portugueses (Matéria-Prima Edições).

Além disso, contém proteínas, fibra e gorduras – sobretudo saudáveis, as monoinsaturadas e as polinsaturadas. A sua ingestão regular, ainda que controlada, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo II.


Conhecia todos os benefícios do amendoim? Saiba ainda porque deveria comer mais limão.

Últimos