A bem dizer, o ananás não é um fruto, mas uma infrutescência, ou seja, é um conjunto de frutos resultantes “da disposição em grupo das flores numa planta”, segundo Rosette Batarda Fernandes, autora do Glossário de Termos Botânicos.
Já David Grotto, autor de 101 Alimentos que Podem Salvar a sua Vida, explica que “o ananás é oriundo do Sul do Brasil e Paraguai, demora 18 meses a crescer e só é colhido quando está maduro”.
Em Portugal, os Açores são a sua principal região produtora. E, apesar de aí cultivarem uma variedade de ananás agridoce e aromática, o abacaxi, por ser mais doce, parece agradar mais aos portugueses.
Oriundo de países tropicais como a Costa Rica, este distingue-se do ananás por ser cultivado ao ar livre (o açoriano é produzido em estufas) e pela sua forma mais alongada.
Benefícios
O ananás é rico em água, baixo em calorias e é conhecido pelas suas propriedades diuréticas e digestivas.
Como usar
Faz sobremesas refrescantes e serve de acompanhamento desenfastiador. Por exemplo, é bastante usado em sumos, cocktails, saladas de frutas, produtos de pastelaria, bolos e em pratos de carne e peixe.
Este bolo de ananás húmido é perfeito para um lanche em família
Como selecionar
O fruto e a coroa devem estar frescos e inteiros.
Não devem ter manchas externas e o pedúnculo tem que ter até 0,5 centímetros.
Como guardar
Este é um fruto muito sensível às mudanças de temperatura. Em casa, mantenha-o num lugar fresco e seco envolto em plástico.
Quando estiver maduro, deve comê-lo rápido para que este não perca o sumo e as suas propriedades.