As barras energéticas tornaram-se na grande moda do mundo do fitness, por diferentes razões: primeiro, porque são boas aliadas nos treinos, principalmente nos de alta intensidade; segundo, porque são práticas, pequenas e perfeitas para levar dentro do saco de desporto ou na carteira.
Mas será que estas barritas são assim tão saudáveis? Depende muito da sua composição. No mercado encontra inúmeros sabores disponíveis, como frutos vermelhos, chocolate negro ou branco, banana, maçã e outros frutos. Porém, o importante é perceber a quantidade de açúcar que cada uma tem, pois nem todas são as melhores para um snack a meio do dia.
Por exemplo, há muitas barras energéticas de chocolate que por vezes têm tanto açúcar como um chocolate Mars ou Snickers. Quando olhar para o rótulo, deve procurar por aquelas que são ricas em proteína, fibras, e que têm baixo teor em gorduras saturadas ou açúcar. Caso contrário, o lanche pode tornar-se numa gigante bomba calórica.
Há ainda outro cuidado a ter. As barras energéticas surgiram com o propósito de auxiliar os desportistas a repor as calorias que perdem durante o treino, por isso, muitas delas são ricas em açúcar para ajudar o organismo a recuperar.
Se faz exercício físico regulamente, estas podem de facto serem boas aliadas, mas é sempre importante que olhe bem para o tipo de barras que está a comprar.
Se consumir este tipo de barras no dia a dia, escolha as que têm componentes como fruta desidratada, aveia, quinoa, sementes e frutos secos. Por outro lado, evite as que têm adoçantes como xaropes e frutose – a stevia é um bom substituto destes adoçantes.
Entre os muitos benefícios das barras energéticas, estão:
• Ajudam a perder e a ganhar peso, consoante o seu valor nutricional;
• Ajudam a ganhar músculo. O importante é que escolha barras que sejam ricas em proteína e que as combine com uma alimentação saudável e exercício físico regular.
• São um boost de energia, no pré ou pós-treino. Mais uma vez, reforçamos que deve sempre olhar para o rótulo e perceber se aquelas são as barras energéticas adequadas para si.
Deixamos algumas sugestões em baixo, para desportistas e não só.