Cacau. O poderoso antioxidante que ajuda a baixar a tensão arterial (e não só)
É um ingrediente muito mais rico do que imagina. Está repleto de minerais e tem inúmeros benefícios para a saúde. Saiba tudo sobre cacau.
Apesar de se estar a aumentar o consumo de produtos 100% à base de cacau, a verdade é que tendemos a ingeri-lo no chocolate.
Convém, no entanto, certificar-se que as referências que compra contêm uma percentagem elevada do ingrediente-chave e que especifiquem a composição de flavonóides. Caso contrário, os benefícios poderão ser muito reduzidos.
O que contém
Uma extensa lista de minerais: magnésio, cálcio, ferro, zinco, cobre, potássio e magnésio. E as vitaminas não ficam atrás, abrangendo desde a A, B1, B2, B3, B5 às C e E.
“O cacau tem possivelmente mais fitoquímicos fenólicos e uma maior capacidade antioxidante do que qualquer outro alimento, incluindo o chá verde, chá preto, vinho tinto e mirtilos”, pode ler-se no livro 101 Alimentos Que Podem Salvar a Sua Vida.
Os benefícios do cacau
Tem uma ação antiinflamatória, ajuda a reduzir a produção de autoanticorpos (células geradas pelo nosso organismo que agridem o sistema imunitário) e pode aliviar os sintomas associados à artrite reumatóide.
Além disso, aumenta a hidratação da pele, diminui o risco de doença cardíaca, baixa a tensão arterial, melhora o fluxo sanguíneo, pode prevenir o cancro do cólon e melhora a memória verbal e visual.
Como usar
Em grãos ou pó, transformado em chocolate negro, derretido, em bebidas, bolos e sobremesas.
Receita de brownies de cacau
Aproveite todos os benefícios do cacau e faça uma sobremesa deliciosa para toda a família (ou para levar consigo durante a semana).
Ingredientes
½ copos de manteiga derretida
1 colher de chá com óleo de cozinha (pode ser também de coco ou azeite)
1/8 de açúcar (granulado ou não)
2 ovos grandes
2 colheres de chá de extrato de baunilha
½ copo de pó de cacau
¼ colher de sal
Modo de preparação
1. Pré aqueça o forno a 175º
2. Unte uma forma com óleo em spray e coloque uma folha vegetal por cima.
3. Junte a manteiga derretida, óleo e o açúcar numa taça e mexa durante um minuto. Junte os ovos e a baunilha e volte a mexer até a cor ficar mais clara.
4. Passe a farinha, o pó de cacau e o sal pela peneira. Aos poucos, junte os ingredientes a seco com os que já estavam na taça.
5. Coloque o preparado na forma e espalhe. (Opcional: juntar pepitas de chocolate).
6. Deixe cozinhar 20 a 25 minutos. Se fizer o teste no palito, tenha a certeza de quem vem com chocolate.
7. Retire e deixe arrefecer.
Costuma ingerir cacau no seu dia a dia? Experimente ainda estas bolachas de alfarroba.