Quais os tipos de cebola que existem e como cozinhá-las
Saiba como distinguir (e usar) as cinco variedades de um ingrediente que está na base dos mais deliciosos pratos: a cebola!
Mais conhecidas por nos deixarem com a lágrima ao canto do olho e por causarem mau-hálito, as cebolas são, no entanto, muito mais do que aparentam. Ricas em nutrientes essenciais para o nosso bem-estar, não só ajudam a desintoxicar o organismo, como alguns estudos indicam que podem inclusivamente prevenir vários tipos de cancro. Mas há diferentes variedades de cebolas, e as suas especificidades não produzem os mesmos resultados. Por isto preparámos um artigo que explica os benefícios da cebola e como deve usá-la no dia a dia.
Descubra como pode aproveitá-las ao máximo e fazer pratos deliciosos!
Tipos de cebola
Branca
Frequentemente comida crua, esta variedade é menos pungente do que a amarela e a roxa apesar de o seu sabor ser moderadamente picante.
Doce
Esta é a variedade de cebola com maior teor de água, o que a torna perfeita para saladas. Faz lacrimejar menos, graças ao baixo conteúdo de enxofre.
Roxa
Acrescenta cor e harmonia aos pratos, mantendo-se bonita mesmo depois de cozinhada. Graças à sua polpa suculenta faz excelentes compotas e chutneys.
Chalota
Amarela
É a variedade que se conserva durante mais tempo. E é usada, sobretudo, para fritar e cozinhar devido seu sabor e aroma pungentes.
Como selecionar
– Compre cebolas firmes, sem manchas;
– Uma cebola só deve exalar o seu odor depois de cortada;
Como guardar
– Não guarde cebolas cortadas no frigorífico, pois ficam moles e contaminam os restantes alimentos com o seu aroma;
– Mantenha-as firmes, armazenando-as num local seco, fresco e escuro;
Saiba ainda todos os benefícios da cebola.
Costuma usar cebolas nos seus cozinhados? Veja também tudo o que precisa para fazer conservas.