Nutrição

3 receitas de chá frio para se manter fresca e hidratada no verão

Aprenda a tirar o melhor partido do chá frio – a bebida milenar – e mantenha-se fresca e devidamente hidratada durante a estação quente.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
3 receitas de chá frio para se manter fresca e hidratada no verão 3 receitas de chá frio para se manter fresca e hidratada no verão
Marta Rebelo da Silva
Escrito por
Mai. 13, 2021

O chá frio (ou quente), se for bebido sem açúcar, é livre de calorias, ajuda-a a aumentar a ingestão de água por dia e, consequentemente, mantém-na hidratada nas horas de maior calor.

O verdadeiro chá é a bebida preparada a partir da planta camellia sinensis, que pode dar origem ao chá branco, chá verde, chá preto, chá amarelo, chá vermelho e oolong, dependendo do momento em que a planta é colhida.

Esta bebida traz inúmeros benefícios à saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais. Estas podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar doenças como a gripe, por exemplo. Tem ainda propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expetorantes.

No entanto, para além do verdadeiro chá, há também as infusões, a que as pessoas costumam chamar de chá (mas que na realidade não o são).

As infusões podem ser de camomila, cidreira, erva-príncipe, funcho, tília, entre muitas outras plantas aromáticas ou ervas. Existem também infusões de canela, gengibre e até de cascas de frutas ou legumes (quem nunca bebeu uma infusão de casca de cebola, considerada remédio santo para os resfriados?).

Mas, definições à parte, se no inverno o chá sabe bem quente, no verão é preferível bem frio. Prepare-se para a subida das temperaturas, mantendo-se fresca e hidratada com estas receitas deliciosas de chá frio.

Chá frio de pêssego

Ingredientes

  • Três saquetas de chá preto
  • Um litro de água
  • Uma laranja
  • Um limão
  • Cinco pêssegos

Modo de Preparação

Aqueça água e coloque as saquetas de chá. Cerca de cinco minutos depois, tire as saquetas e deixe arrefecer. Descasque os pêssegos, pique-os e esprema até formar um puré. Lave a laranja e o limão e corte em rodelas. Junte tudo numa jarra e leve ao frigorífico ou, se preferir, junte bastante gelo.

P.S.: O tempo que deixa as saquetas de chá na água irá determinar o sabor que o chá irá ter. Por isso, não deixe demasiado tempo, pois poderá ficar demasiado amargo.

© twenty20 

Chá frio de hortelã

Ingredientes

  • Quatro saquetas de chá verde
  • Um litro de água
  • Uma chávena de hortelã fresca a gosto
  • Gelo

Modo de Preparação

Aqueça água e coloque as saquetas de chá. Cerca de cinco minutos depois, tire as saquetas e deixe arrefecer. Adicione a hortelã, misture bem durante uns minutos e sirva num copo com muito gelo.

© shutterstock 

Chá frio de melancia e manjericão

Ingredientes

  • Oito saquetas de chá branco
  • Um quarto de melancia aos cubos
  • Folhas de manjericão a gosto
  • Gelo

Modo de Preparação

Aqueça água e coloque as saquetas de chá. Cerca de dez minutos depois, tire as saquetas e deixe arrefecer. De seguida basta juntar a melancia e o manjericão e mexer bem. Sirva num copo com gelo.

P.S.: Quando guardar o chá no frigorífico (no caso de sobrar e querer beber mais tarde), pode manter a fruta fresca na jarra, mas retire as ervas pois depois de umas horas começam a deteriorar-se.

© shutterstock 

Com ou sem açúcar?

Costuma beber chá com ou sem açúcar? Se está habituada a colocar açúcar, saiba que essa adição pode ser um choque para o seu paladar.

As frutas e ervas cumprem muito bem a sua função nestes chás e já adoçam o seu sabor. No entanto, se ainda assim o quiser mais doce, pode optar por um adoçante natural, uma alternativa mais saudável, como mel de abelha ou, no caso de ser vegana, maple syrup (xarope de ácer).

Caso pretenda desapegar-se desse hábito, tente manter o nível de doçura abaixo do que considera ideal para que, da próxima vez, possa adicionar ainda menos. Em pouco tempo habituar-se-á ao sabor original do chá.

Últimos