Nutrição

Chá verde: um poderoso remédio natural (até para a pele)

O benefícios do chá verde para a saúde parecem não ter fim. Rico em polifenóis, este chá ajuda a prevenir várias doenças e tem uma ação antioxidante para a pele.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
chá verde
Vanessa Pina Santos
Escrito por
Ago. 09, 2019

São vários os estudos que têm vindo a comprovar os benefícios do consumo de chá verde para a saúde. Desde a prevenção de vários tipos de cancro até ao tratamento da diabetes, este chá é um autêntico remédio milagroso.

A sua origem vem da planta Cammelia Sinesis (tal como todos os outros chás que bebemos) e é a partir de Portugal, da ilha de São Miguel, nos Açores, que é feita grande parte da exportação de chá verde para os vários pontos do mundo.

Apesar de derivar da mesma planta, o chá verde “difere do chá preto, branco e oolong (chá azul) pelo seu rápido processamento a vapor, que evita a fermentação e oxidação das folhas e permite manter intactas algumas das propriedades farmacológicas do chá verde“, lê-se no livro 50 Super Alimentos Portugueses (Matéria-Prima Edições, 2012), de Pedro Carvalho e Vítor Hugo Teixeira.

Os benefícios de consumir chá verde

É extremamente rico em vitaminas

Além da vitamina E, que combate o envelhecimento, o chá verde contém as vitaminas B1 (que melhora o sistema nervoso), B5 (ideal para o cabelo, mucosas e pele), e a P (fortalece o cabelo e as unhas).

É um poderoso antioxidante

O chá verde tem “uma quantidade impressionante de antioxidantes, comparável à de numerosos legumes eficazes contra os radicais livres”, lê-se no livro A Bíblia dos Segredos dos Avós (Círculo de Leitores, 2019).

As propriedades anti-inflamatórias deste chá parecem ser mais fortes do que o alho, os brócolos e as cenouras (veja também estes alimentos anti-inflamatórios).

É um grande aliado na perder peso

Devido à conjunção das “catequinas do chá e do seu teor de cafeína, este apresenta um efeito moderadamente positivo na perda de peso e na sua manutenção”, lê-se no livro 50 Super Alimentos Portugueses (Matéria-prima Edições, 2012).

Contudo, os motivos que estão relacionados a esta perda de peso não são muito evidentes. “Esta redução poderá estar associada a um maior gasto energético em repouso, à diminuição do apetite, ao aumento da oxidação da gordura e à diminuição da absorção de alguns nutrientes”, lê-se no mesmo livro.

Previne doenças cancerígenas (e não só)

O consumo regular do chá verde previne o aparecimento de inúmeras doenças, nomeadamente de vários tipos de cancro. “No que se refere ao cancro da mama, um estudo demonstrou que as mulheres que bebem chá (todas as variedades) terão menos risco de recidiva (de reincidência)”, lê-se no livro A Bíblia dos Segredos dos Avós.

O investigador português José Batista concluiu que o chá verde dos Açores contém propriedades que são capazes de combater algumas demências, como Parkinson e Alzheimer.

Os benefícios deste chá não se ficam por aqui. Além de aumentar a criatividade, o chá verde tem uma elevada concentração de polifenóis que ajudam a diminuir o colesterol.

O chá verde também é amigo da pele

Outros estudos também concluíram que o chá verde pode ser bastante eficaz no combate de várias doenças de pele. Devido às suas caraterísticas anti-inflamatórias e desintoxicantes, este chá é muitas vezes utilizado para atenuar alguns problemas de pele, como por exemplo, a acne.

De seguida, apresentamos-lhe algumas receitas deste chá, que pode fazer em casa e aplicar na sua pele.

Esfoliante corporal e facial de chá verde


Máscara de chá verde para a acne


Como tirar manchas do rosto com arroz e chá verde

Fontes: Diário de Notícias; Estudo: o chá verde e a prevenção e o tratamento do cancro; Estudo: o chá verde e a pele

Conheça, ainda, estes 5 superalimentos portugueses que deve incluir na sua alimentação. 

Últimos