Dormir não só é uma parte fundamental do nosso dia a dia, como contribui substancialmente para o nosso bem-estar diário. Infelizmente, no que diz respeito a Portugal, os dados não são muito animadores.
Segundo um estudo feito em 2019 pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia, concluiu-se que quase metade dos inquiridos dormem menos de seis horas por dia, 32% afirmaram dormir mal e 40% confessaram ter dificuldades em manter-se acordados durante o dia.
O stresse diário, os exaustivos horários laborais e a ansiedade são fatores que contribuem, em grande parte, para uma rotina noturna desequilibrada e curta.
O consumo de banana pode ajudar não só a reduzir o tempo a adormecer, como aumentar o tempo a dormir
A alimentação também desempenha aqui um papel fundamental. Consumir alimentos que dificultam a digestão também pode ter impacto no sono, uma vez que o corpo demora mais tempo e gasta mais energia a digerir certos alimentos, quando deveria já estar em repouso.
Se os níveis de glicose estiverem muito altos, é possível que enfrente problemas a adormecer. Afastar-se de alimentos com açúcares refinados e hidratos de carbono será uma boa sugestão para quem tenha insónias, por exemplo.
A banana é um dos alimentos que pode ajudar neste processo. Esta fruta é rica em magnésio, um elemento que aumenta a produção de melatonina e reduz os níveis de cortisol (a hormona conhecida como a responsável pelo stresse). A melatonina é produzida durante o ciclo do sono e pode ajudar não só a reduzir o tempo a adormecer, como aumenta o tempo a dormir.
Há ainda outro componente na banana importantíssimo para uma boa rotina de sono: o triptofano. É um aminoácido que o organismo não consegue produzir e que ajuda os músculos a relaxarem. Como explica o site de saúde Healthline, o triptofano é convertido em serotonina, a hormona conhecida também por regular o sono.
Se faz parte do grupo de pessoas com este tipo de dificuldades, comece já a incluir a banana na sua rotina alimentar.