“A couve-flor não é mais do que uma couve com educação superior”, disse Mark Twain, escritor norte-americano. Depois de conhecer as vantagens dos seu consumo e a versatilidade deste legume, não há como discordar.
Parte integrante da família Brassicaceae, diferencia-se dos irmãos bróculos ou couve-de-bruxelas porque contrariamente a estes, a couve-flor pode ter várias cores e existe em diferentes variedades.
Sendo a mais comum a de cabeça branca, em segundo lugar surge a couve-flor verde, comummente denominada romanesco, e em terceiro a roxa, bastante apreciada em terras italianas.
É importante ter em mente que as variedades estão sujeitas às estações do ano.
4 benefícios da couve-flor
• Tem poucas calorias e muita fibra e vitamina C;
• Tem propriedades diuréticas graças ao elevado teor de água e potássio e às baixas quantidades de sódio;
• Contém sulforafano, que ajuda o fígado a produzir as enzimas que impedem os químicos causadores do cancro de atingir o corpo;
• É adequada para pessoas que sofrem de hipertensão.
Como cozinhar?
Para poder usufruir das propriedades nutritivas desta couve ao longo do ano, deve prepará-la em conserva.
Ao lavá-la, divida em raminhos e não os deixe de molho, para evitar que percam grande parte dos seus nutrientes.
É aconselhável condimentar a couve com funcho ou cominhos, especiarias que contrariam com eficácia o desconforto intestinal que este legume provoca devido aos seus vários compostos de enxofre.
Fica bem com…
As possibilidades de confecção da couve-flor são muitas – como acompanhamento de carne ou peixe, em tartes, sopas, saladas, ou em puré, não há como errar com esta couve!
Experimente esta receita de couve-romanesca assada, perfeita para miúdos e graúdos, ou um delicioso salmão de cajun com arroz de couve-flor.
Sugestão de conservação
A couve-flor não deve ser mantida mais de três dias seguidos no frigorífico, uma vez que irá perder todos os nutriente. Contudo, a solução passa por congelar.
Para tal, coloque-a numa panela com água a ferver e sal, durante 3 minutos. De seguida, separe em raminhos de tamanho parecido e escorra bem a água para evitar a formação de cristais de gelo.
Como escolher?
Escolha a couve-flor com folhas firmes e vigorosas, como sinal da sua frescura.
Nas couves-flores brancas, a cor da cabeça não deve ter manchas nem partes moles.