*De geração em geração, passam-se conselhos que deviam ficar perdidos algures no tempo. No entanto, muitas ideias preconcebidas sobre beleza e bem-estar teimam em regressar. Para as desconstruirmos, criamos esta rubrica, que é uma espécie de fact-check, em que poderá encontrar respostas às questões que sempre teve.*
Quantas vezes olhou para um croissant, brilhante e guloso, pela montra de uma pastelaria, e pensou no quão perfeito seria para o lanche? Várias, imaginamos. Talvez as mesmas em que desistiu da ideia e acabou a trincar qualquer outra coisa, pensando na mítica comparação: comer este doce e dez pães é exatamente o mesmo.
Mas será que esta afirmação corresponde à realidade? Ou não é mais do que uma das ideias que nos atormentaram toda a vida, sem qualquer fundamento?
Perguntámos a duas especialistas e estas foram as suas respostas.
Um croissant equivale a dez pães?
Claro que é necessário deixar claro que, sempre que opta por um pão, em vez de um bolo, sendo mais ou menos do mesmo peso, está a tomar uma decisão mais saudável. Ninguém tem dúvidas disso.
Mas o croissant é um vilão assim tão grande que corresponde a dez pães?
A resposta curta e direta de Ana Margarida Costa e Filipa Abreu, nutricionistas no Hospital de Cascais, é “não”.
E explicam: “Se nos cingirmos apenas ao valor calórico dos alimentos, podemos afirmar que comer um croissant brioche de 80g (~235 calorias) é equivalente a comer duas bolinhas de pão de mistura com 50g cada (~126 calorias/unidade)”.
Resumindo: Ainda que com moderação, pode comer tranquila este bolo, sem pensar que vai ter de subir à balança de olhos vendados da próxima vez que se quiser pesar.