A pele é o maior órgão do corpo humano que constitui uma barreira protetora do organismo contra agressões do meio externo. Aproximadamente 70% da sua composição é água e no verão ocorre uma grande perda da mesma devido às altas temperaturas. Portanto, manter a hidratação adequada é de extrema importância, principalmente nessa época do ano.
A exposição solar de forma prolongada é uma das principais causas do envelhecimento e doenças de pele. Quando pensamos em cuidados com a pele no verão, associamos só ao uso do protetor solar, mas tão ou mais importante que o uso de protetor solar é a ingestão diária de alimentos e líquidos capazes de nutrir e proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol.
Sabe-se que determinados alimentos têm propriedades que protegem e revitalizam a pele, tornando-a mais resistente aos efeitos nocivos, mantendo-a sobretudo hidratada.
Alimentos que protegem a pele no verão
Focando nos antioxidantes presentes em determinadas frutas e legumes, estes são fundamentais na luta contra os radicais livres que se formam ao longo da exposição solar. A vitamina C, por exemplo, é um dos mais poderosos antioxidantes que ajudam a pele a reparar-se e a promover a produção de colagénio, mantendo-a assim mais firme e com maior elasticidade. Esta vitamina encontra-se por exemplo em frutas como os morangos, kiwi, papaia e também em legumes ,como é o caso dos brócolos, couves e pimento amarelo.
Para além da vitamina C, o betacaroteno e o licopeno são substâncias naturais e de origem vegetal com uma ação antioxidante, responsáveis pela coloração de algumas frutas, legumes e verduras e que têm também um papel de proteção da pele.
O betacaroteno é um pigmento natural encontrado em alguns alimentos, como por exemplo a cenoura, a papaia e a abóbora, e os seus benefícios vão desde o fortalecimento do sistema imunitário até à proteção da pele, promovendo um bronzeado mais natural e duradouro. Este nutriente é um antioxidante poderosíssimo que combate radicais livres que estão correlacionados com o envelhecimento da pele.
O licopeno também é um carotenoide e possui uma ação semelhante ao betacaroteno na proteção celular contra os efeitos nocivos causados pelos radicais livres e pela exposição solar. É responsável por dar a cor vermelha a alguns alimentos, como o tomate e a melancia. O licopeno reduz o stress oxidativo nas células, atuando na prevenção do envelhecimento da pele.
Contudo, para além dos antioxidantes, a hidratação é fundamental. Uma pele hidratada consegue mais rapidamente regenerar-se, promovendo assim a saúde da mesma e garantindo que a camada protetora do corpo se mantém saudável.
E quando referimos hidratação, não nos devemos referir apenas ao consumo de água — embora isso seja fundamental —, mas também de consumir alimentos ricos em água.
Como conseguir isso ao longo dos dias?
• Leve consigo fruta cortadinha, pepino em tiras, tomate cereja ou cenoura em palito para facilitar o seu consumo;
• Transporte consigo uma garrafa de água e mantenha-se hidratada, pois com o calor o corpo transpira mais, havendo maior perda de água e sais minerais, aumentando o risco de desidratação;
• Prefira ingerir água e sumos naturais, evitando a ingestão de refrigerantes açucarados e bebidas alcoólicas.
Com as altas temperaturas e a maior exposição solar, lembre-se que o cuidado da pele começa na mesa. Ao consumir alimentos ricos em água, vitaminas, antioxidantes e bebendo água não só diversificamos a nossa alimentação e garantimos uma maior riqueza nutricional, como também garantimos uma maior proteção da derme, para conseguirmos ao longo do nosso verão manter uma pele saudável, radiante e bronzeada.
Formada em Ciências da Nutrição, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Inês Soares possui ainda uma pós-graduação em Nutrição Pediátrica, pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Neste momento, está a fazer formação em Microbiota. Podem encontrá-la na clinica IaraRodrigues, onde é nutricionista e dá consultas, desde 2017.