Nutrição

Crónica. Magra para o verão? Não. Saudável para a vida

Verão é sinónimo de calor e de maior exposição corporal. E, se para algumas isto não tem qualquer impacto na autoestima ou no dia a dia, para outras tem e muito. Mas porquê?

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Crónica. Magra para o verão? Não. Saudável para a vida Crónica. Magra para o verão? Não. Saudável para a vida
© unsplash
Inês Soares, nutricionista
Escrito por
Jul. 20, 2023

Nesta altura do ano, vamos à praia e temos de usar fato de banho, usamos roupa mais leve e que não “esconde” o que não gostamos tanto, como no inverno a roupa o faz.

Por isso, é frequente ver, nesta época do ano, uma busca desenfreada por medicamentos ou suplementos que garantem ótimos e rápidos resultados de emagrecimento, bem como tratamentos de estética e, claro, dietas altamente restritas que podem trazer graves consequências à saúde em prol apenas do “corpo de verão” tão desejado.

Mas será que isto faz algum sentido? Não.

O objetivo não pode passar por ser só magra para o verão. Mude os seus hábitos alimentares e estilo de vida e seja saudável para a vida! Além de perder peso, o objetivo passa também por ganhar saúde e não o contrário.

Contudo, se só agora é que pensou nisso e já está de férias, mas quer programar da melhor forma as suas idas à praia, por forma a começar os bons hábitos alimentares, também é possível o mesmo.

Para quem é adepto de passar o dia inteiro na praia, ou vai sempre aos bares/restaurantes de praia (que, a meu ver, não há carteira que aguente!), ou faz-se acompanhar de uma lancheira. E é aí que muitas vezes reside a dúvida: o colocar lá dentro?

Há cada vez mais alternativas que podemos levar como snacks para se intercalar entre as refeições, bem como para as mesmas. Por certo, vai haver quem refira que é só pegar num pacote de bolachas ou de batatas, fazer uma sandes, adicionar um refrigerante e está a praia feita.

Porém, há outras alternativas igualmente práticas e garantidamente mais equilibradas nutricionalmente.

Ideias para snacks

• Fruta fresca;
• Fruta desidratada, sem adição de açúcares;
• Puré de 100% fruta e sem adição de açúcares;
• Palitos de cenoura e pepino;
Húmus e guacamole;
• Frutos secos ao natural e sem sal;
• Queijinhos redondos;
• Tostas de arroz, milho,… sem sal adicionado;
• Espetadinhas de tomate cereja e mini mozarela;
• Gelatina vegetal sem adição de açúcar;
• Ovo cozido (com casca);

Ideias de refeições para a praia

Sandes ou wrap

De pão mais escuro (centeio, mistura ou integral) e, se possível, de fermentação natural, recheado com:

legumes: alface, cenoura, tomate, rabanate, tomate cereja, rúcula,…;
fonte de proteína: queijo fatiado ou fresco, fatias de fiambre de aves, sobras de frango assado, tofu, atum (em água ou azeite bem escorrido), salmão,…;
para barrar: queijo creme, abacate esmagado ou hummus.

Saladas

Existem mil e uma receitas de saladas para fazer no verão, mas todas dever ter:

base de legumes (use e abuse da imaginação para variar dar cor e sabor à sua salada);
proteína animal ou vegetal
uma fonte de hidrato de carbono, como é o caso da quinoa, cuscuz, trigo sarraceno, arroz integral, leguminosas, massa espiral integral,…

Se quiser temperar, utilize azeite, vinagre de sidra ou balsâmico ou molho vinagrete, sal e, eventualmente, um topping, como pevides de abóbora sem sal ou nozes partidinhas em pedaços. Mas esqueça os molhos!

Por último e não menos importante: não se esqueça de ingerir líquidos regularmente para não ficar desidratada. Leve consigo uma garrafinha com água natural ou aromatizada ou até de infusões para ir bebendo ao longo do dia.

Sem exceções

E exceções? As bolas de berlim, os gelados e aquele copo no final do dia na esplanada ou ao jantar?

Tudo isso faz parte daquilo que são as nossas férias. E, na minha opinião, podemos e devemos aproveitar também esta altura para sair da rotina, comer sem pensar em calorias e desanuviar.

Desde que não seja repetido todos os dias e que, como em tudo na vida seja feito em equilíbrio, não terá qualquer impacto.

Lembre-se também que estar na praia pode ser um mote para se exercitar mais. Seja caminhar, jogar raquetes ou correr, são atividades que dão perfeitamente para fazer no areal e que ajudam o mexer o corpo.

Acima de tudo, o que não deve acontecer é desistir de si! A “dieta” não deve ser vista como algo momentâneo. É o conjunto de alimentos e bebidas ingeridos usualmente por uma pessoa e, por isso mesmo, se mudar os seus hábitos e estilo de vida muda também a sua “dieta” corpo e saúde.

Saiba aproveitar e, quando regressar, planeie uma vida mais organizada, com mais horários de refeições, mais tempo para si e para a sua atividade física e cuide-se o ano inteiro.

Formada em Ciências da Nutrição, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Inês Soares possui ainda uma pós-graduação em Nutrição Pediátrica, pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Neste momento, está a fazer formação em Microbiota, sendo que as áreas que mais estuda são a microbiota intestinal e o sistema gastrointestinal, no geral. Porém, costuma dizer que é uma apaixonada nata pela nutrição. Podem encontrá-la na clinica IaraRodrigues, onde é nutricionista e dá consultas, desde 2017.

Últimos