Curgete: um forte aliado na perda de peso
Sabia que a curgete é composta em mais de 90% por água? De um sabor subtil, é um fruto muito hidratante e um excelente aliado para quem procura perder peso. Descubra como utilizar, guardar e selecionar, tirando o máximo partido da curgete no seu dia a dia.
A curgete é fruto de uma planta rasteira de crescimento rápido. É parecida com o pepino, mas com uma casca mais suave e lisa.
Na sua composição, além da água (93%), encontramos enzimas e as vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Também é rica em cálcio, fósforo e ferro, que fornecem energia. Tem poucas calorias (19 por 100g), sendo por isso um forte aliado na perda de peso.
“Estes nutrientes estão sobretudo na casca, que convém preservar sempre que a frescura do vegetal o permita”, lê-se n’O Grande Livro dos Legumes (Círculo de Leitores).
Existem diferentes tipos de curgete, que se distinguem pela cor da casca – verde-escura, branca, manchada ou amarela – e pela forma – comprida e estreita, mais avultada na extremidade da flor ou até redonda. Esta última, chamada rondini e a menos habitual, “não pode ser consumida crua”, segundo o mesmo livro.
Benefícios da curgete
• É uma fruta muito leve e de fácil para a digestão;
• Ideal para dietas sem sal e ricas em fibra;
• Tem um efeito diurético;
• Combate a prisão de ventre;
• Bom aliado para quem quer perder peso;
• A vitamina C ajuda na produção de colagénio da pele (prevenindo o aparecimento de rugas);
“A curgete reúne diversos benefícios para a saúde. Para além de ser um alimento de baixo valor calórico e muito versátil, possui vitaminas do complexo B, essenciais para o bom funcionamento do sistemas neurológico, circulatório e imunológico”, refere a nutricionista Lillian Barros, à Saber Viver.
É ainda “uma ótima fonte de fibras, ajudando no funcionamento do transito intestinal, na saciedade e, consequentemente, na perda de peso”, acrescenta.
Como usar curgete
Pode ser comida crua, cozida a vapor ou refogada.
Tendo em conta as suas delicadas propriedades e o seu sabor suave, é aconselhável aromatizar as curgetes com ervas frescas e condimentos suaves.
E as sementes? Se o fruto for muito grande, aconselha-se a descascar e retirar as sementes rijas.
Fica bem com…
É um excelente acompanhamento para um prato de carne, em alternativa à massa ou ao arroz. Poupa em calorias e acrescenta um alimento muito saudável e saciante à sua refeição
Experimente, por exemplo, a curgete numa salada de atum, num sumo de beterraba ou usá-la como bases de sopas mais leves.
Ao juntá-la aos seus sumos, vai deixá-los “mais cremosos e nutritivos”, garante Lillian Barros.
Como guardar
As curgetes são bastante resistentes. Pode conservá-las no frigorífico durante cerca de quatro dias, dentro de um saco de plástico perfurado ou aberto, sabendo que o frio anula o seu sabor.
Se quiser conservá-las durante mais tempo, deve congelá-las. Para isso, corte-as antes em rodelas e escalde-as em água.
Como selecionar
É um vegetal de verão, apesar de hoje em dia o conseguir encontrar à venda durante todo o ano.
Escolha curgetes de tamanho médio e, de preferência, pesadas. As que são excessivamente grandes ou pequenas são menos saborosas.
Devem ter pele lisa, brilhante e aveludada. Evite as que têm a casca muito dura, significa que estão muito maduras ou que têm as sementes muito duras.
Para rechear, as melhores são as de tamanho médio. As grandes, que têm uma casca mais dura e muitas sementes, são mais indicadas para puré, por exemplo.
Fonte: O Grande Livro dos Legumes (Círculo de Leitores)
Gosta de frutos e legumes de sabor forte? Então a beterraba é uma boa escolha, repleta de benefícios para a saúde.