Ao contrário do que possa pensar, as especiarias fazem muito mais por nós do que melhorar o sabor dos alimentos. Estes produtos de origem vegetal, com aroma e sabores acentuados, promovem a nossa saúde e bem-estar. Basta que escolha a certa, de acordo com aquilo que está a sentir. Nós damos-lhe uma ajuda. Saiba para que é que uma especiaria é boa e como é que a deve tomar.
Nota: Caso sofra de alguma condição médica, tenha em atenção que o ideal será consultar o seu médico antes de fazer uma toma continuada de qualquer substância ou ingrediente.
Estas especiarias vão melhorar a sua saúde
Quero combater uma constipação
Especiaria: Gengibre
Porque é bom: Estimula a circulação e ajuda o corpo a desintoxicar. Os seus óleos poderosos têm propriedades antissépticas e expectorantes, o que os torna excelentes para combater constipações e infeções dos brônquios, com um efeito anti-inflamatório eficaz.
Como tomar: Pode experimentar um chá feito com gengibre fresco ralado ou acrescentar a sopas. Em alternativa, rale o gengibre e exprema-o para dentro de um caldo ou sopa.
Quero queimar gordura
Especiaria: Canela
Porque é bom: Muito usada na medicina aiurvédica, a canela regula os níveis de açúcar no sangue, aumentando a sensibilidade à insulina, o que ajuda a manter os ataques da gula sob controlo. Esta especiaria originária da Ásia, também possui ação termogénica, que ajuda numa dieta de emagrecimento, pois significa que tem o potencial de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.
Como tomar: É fácil abusar desta especiaria, mas o ideal será meia ou até uma colher de chá ao dia. Pode polvilhar em água morna de manhã, juntar a iogurtes, purés de fruta caseiros e a sumos e smoothies.
Preciso de ajuda no detox!
A especiaria: Pimenta-de-caiena
Porque é bom: É um estimulante da circulação, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e, por conseguinte, melhora a irrigação sanguínea dos órgãos. Aumenta o ritmo do sistema digestivo e linfático. Ao aquecer o organismo, o processo de desintoxicação é melhorado. Esta especiaria também potencia o suor, outro processo importante num detox.
Como tomar: Combinada com sumo de limão e mel torna-se uma bebida excelente para começar a manhã. Pode também ser acrescentada em smothies ao pequeno almoço.
Quero combater uma inflamação
A especiaria: Açafrão-da-Índia
Porque é bom: O açafrão é mais conhecido pela sua capacidade em aliviar problemas inflamatórios, pois contém curcumina, um forte antioxidante químico que anula o efeito das substâncias cancerígenas e acalma as inflamações, o que pode ser uma ajuda valiosa em situações de alergias ou artrite.
Como tomar: Pode ser misturado em pratos de origem asiática, mas também a um copo de água morna pela manhã ou a um smothie com ou sem fruta fresca (basta misturar leite de amêndoa com uma banana congelada e uma colher de chá de açafrão-da-Índia.
Quero fazer frente a problemas gástricos
A especiaria: Alho
Porque é bom: É tão comum na nossa cozinha, que temos tendência a não lhe dar a devida importância. O alho é um potente antibiótico, que estimula a produção de glóbulos brancos que matam bactérias, parasitas, fungos e vírus. É uma ajuda contra problemas gástricos, intoxicações alimentares, mas também constipações.
Como ingerir: Pode acrescentar a praticamente qualquer prato, mas o ideal será consumir em cru, principalmente esmagado ou picado, adicionando em marinadas ou legumes salteados e até barrado no pão com azeite.
Usa alguma destas especiarias? Experimente também estes acompanhamentos sem gluten.