© Rawpixel
Gelados: descubra quais as opções mais saudáveis

Gelados: descubra quais as opções mais saudáveis

Gelados, quem lhes resiste? Especialmente no verão, altura em que a frescura e hidratação que proporcionam os tornam uma verdadeira tentação. Mas convém sempre procurar versões saudáveis.

Por Ago. 22. 2021

Quer sejamos adultos ou crianças, nos meses quentes, dificilmente resistimos a um gelado ou sorvete doce e bem fresco. Há quem os prefira cremosos, mas, para outros, um simples gelado de água é a opção mais refrescante. No fim de contas, poucos são os que os recusam.

O problema é que, na maioria dos casos, estão carregados de açúcar, corantes, conservantes, aditivos e gorduras que não abonam nem pela nossa saúde nem pela nossa boa forma… Felizmente, e seguindo as linhas de orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), “as marcas de gelados têm apostado na melhoria do seu valor nutricional através da redução do teor de gordura e açúcar, principalmente nos produtos destinados às crianças”, garante a Associação Nacional dos Industriais de Gelados Alimentares, Óleos, Margarinas e Derivados (ANIGOM), que tem previstas novas abordagens tecnológicas para a congelação da fruta, de modo a permitir uma maior conservação dos nutrientes que compõem a fruta fresca.

Ao mesmo tempo, esta entidade e as marcas de gelados têm feito um esforço em manter os consumidores informados através da introdução de informação nutricional nos rótulos dos gelados. Esteja atenta.

Frente a frente

Saiba de que é constituído o seu gelado preferido e qual a versão mais saudável.

Fonte: Tabela da Composição de Alimentos, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Alternativas saudáveis

Nos últimos anos, têm surgido no mercado versões de gelados alternativas e supostamente benéficas para a saúde. Mas será que são mesmo mais saudáveis? Por exemplo, os famosos gelados de iogurte ou de açaí são bons substitutos dos habituais gelados tradicionais?

Gelado de iogurte

O gelado de leite e o de iogurte são ambos feitos à base de leite, portanto tendem a conter a mesma quantidade de proteína. Porém, o facto de o gelado de leite ter por base leite gordo ou natas contribui para o seu elevado teor em gordura.

Já o de iogurte ou frozen yogurt, é elaborado com leite fermentado com lactobacilos e bifidobactérias, possuindo, geralmente, um menor teor em gordura.

Gelado de açaí

O açaí é um alimento com elevado teor de lípidos (ácido oleico e ácido linoleico) e fibra, rico em polifenóis, carotenoides e vitaminas B1, C e E. As suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cardioprotetoras conferem-lhe estatuto de superalimento.

Contudo, quando o açaí é consumido sob a forma de gelado, é adicionado à sua polpa xarope de guaraná para intensificar o sabor doce, o que confere a este alimento um elevado teor em açúcar e um alto valor calórico.

Além disso, o método de congelação a que o açaí é sujeito provoca danos irreversíveis no alimento, tais como perdas vitamínicas.

Fonte: Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.
A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 254, agosto de 2021.
Mais sobre snacks e petiscos