Kiwi: o fruto rico em vitamina C que nos dá energia
O consumo de fruta deve ser equilibrado (devido à frutose, açúcar natural), mas há algumas delas que deve mesmo inserir na sua alimentação. É o caso do kiwi. Explicamos porquê.
Originalmente conhecido como Actinidia deliciosa, o kiwi é um fruto cheio de segredos bons que merecem ser revelados. Sabia, por exemplo, que há quem o coma com casca? Pode fazer alguma confusão pensar em ingerir aquela parte peluda, porém, as vitaminas são mais que muitas e trazer vários benefícios ao organismo.
Falar de kiwi é falar de vitamina C, um ingrediente importantíssimo para a pele, mas também capaz de dar um boost de energia.
“Existe um consenso generalizado para reconhecermos a vitamina C, ou ácido ascórbico, como o tónico central para sintomas como fadiga e a astenia, pelas múltiplas funções biológicas que desempenha”, explica a nutricionista Margarida Vieira no livro 4 Estações, 1000 Combinações.
Com apenas um kiwi consegue ingerir quase a dose diária necessária desta vitamina. Como o mesmo livro rerefe, um kiwi médio, de cerca de 90 gramas, sem pele, contém 70,5 miligramas de vitamina C. A dose recomendada é de 75 miligramas para mulheres e 90 para os homens. Assim sendo, “com um só kiwi essas necessidades ficam quase satisfeitas”, escreve a especialista.
Outros benefícios do kiwi
• Diminuição de incidência de vários tipos de cancro, como da boca, garganta, cordas vocais, esófago, estômago, colón, reto e pulmão.
• Rico em fica e, por isso, ideal para quem sofre de prisão de ventre, por exemplo
• É ótimo para diabéticos por ter pouco índice glicémico.
• Antioxidante, o que ajuda a prevenir constipações, por exemplo.
Deixamos ainda um conselho dado pela nutricionista, em especial para quem é fumador. “Coma dois kiwis por dia (…) A ingestão recomendada de vitamina C para fumadores é de mais de 35 mg por dia, comparativamente aos não fumadores.”, adverte. “O fumo do tabaco diminui significativamente a quantidade de vitamina C no organismo devido a um aumento do stresse oxidativo gerado pela exposição às toxinas”.
Como consumir
É um fruto que amadurece facilmente, por isso, se não for comer no dia, tenha cuidado em escolher os mais rijos. Pressione com os dedos e se notar que a marca é demasiado profunda, provavelmente já está demasiado maduro.
Quanto à sua versatilidade, experimente fazer popsicles, incluir em saladas, batidos, tartes, mousses, geleias ou bolos.