Limão: o fruto antioxidante que ajuda na prevenção do cancro

Delicioso e antioxidante, o limão apresenta uma extensa lista de propriedades que o tornam obrigatório na nossa dieta. Introduza-o nas suas refeições. Os seus benefícios são inúmeros.

“Sem dúvida o mais útil de todos os frutos”, escreve Charlotte Haigh no livro Top 100 Alimentos para o Sistema Imunitário (Sinais de Fogo). São poucos os pratos salgados que não beneficiam da sua frescura e acidez, mas onde brilha mesmo é nas sobremesas – em gelados, cremes, tartes, bolos e outros doces. Inclusivamente, algo tão simples como deitar o seu “sumo sobre fruta descascada impede-a de ficar castanha”.

David Grotto, autor de 101 Alimentos Que Podem Salvar a Sua Vida (Academia do Livro), aconselha a selecionar limões “de cor amarela-viva e com casca macia e brilhante”.

Porque é que devemos incluir o limão na nossa alimentação?

Além de ser deveras proveitoso na cozinha, Haigh reporta que “o limão é rico em substâncias saudáveis”. Na sua composição nutricional, destacam-se os elevados teores de vitamina C, potássio e fibra. Mas ainda: os apreciáveis níveis de cálcio, magnésio, sódio e vitamina A.

Isto traduz-se numa ação antioxidante. Ou seja, ajuda a proteger o sistema imunitário, hipotensora, antisséptica, antifúngica e ainda numa ação anticancerígena. David Grotto enumera os tipos de cancro que o limão ajuda a prevenir. “Da boca, da pele, dos pulmões, da mama, do estômago, do cólon e dos tumores neuroblastoma humanos, que ocorrem com mais frequência em crianças”.

Também é um bom aliado no combate da obstipação e um substituto eficaz das bebidas com cafeína. No fundo, um alimento ideal para quem não pode tomar café ou chá.



Para introduzir o limão de forma variada nas sua alimentação, descubra como fazer sorvete de limão e menta e este arroz de limão com robalo e caldo de peixe.

 

60 minutos

Ingredientes

2 limões (raspas)

6 limões (sumo, sem caroços nem polpa)

2 chávenas de água

2 chávenas de açúcar

¼ de chávena de folhas de menta picadas


Modo de preparação

1. Num tacho, em lume médio, misture a água, o açúcar e as raspas de limão até o açúcar se dissolver. Retire

2. Acrescente as folhas de menta picadas e envolva. Deixe em infusão 15 minutos. Depois, coloque um coador sobre uma taça e passe a mistura, para ficar o mais uniforme possível

3. Adicione o sumo de limão, sem caroços nem polpa, ao preparado anterior e misture. Tape a taça e coloque no frigorífico 15 minutos

4. Deite a mistura na máquina de fazer gelados e deixe cerca de 25 minutos. Conserve num recipiente hermético, no congelador. Aguenta até duas semanas

Mais sobre fruta e legumes