A riqueza em água e baixo teor calórico fazem da melancia um aliado de verão, permitindo-nos combater o calor e prevenir a desidratação. Talvez por isso a consumamos sem pesos na consciência.
Tal como explica Tânia Furtado, nutricionista no Hospital Lusíadas Lisboa, “a melancia, tal como muitos dos frutos de verão, é composta maioritariamente por água (90% da sua composição)”.
Segundo a nutricionista, os seus benefícios são:
- Contém apenas 24 kcal por 100 g e é rica em potássio (um mineral essencial na regulação da pressão arterial e na manutenção da saúde cardiovascular)
- É rica em antioxidantes (substâncias capazes de impedir a oxidação das nossas células pelos radicais livres), como o licopeno e o betacaroteno.
- É a fonte de licopeno por excelência, sendo mais rica neste nutriente do que frutos como o tomate, a goiaba ou a papaia.
Semear ou barrar?
Até há bem pouco tempo, pouco ou nada se falava das sementes de melancia. Se não fossem usadas para plantar, o mais provável seria acabarem no caixote do lixo. Mas isso é passado!
As sementes de melancia são um ingrediente tendência e o componente necessário para fazer manteiga de sementes de melancia, um dos produtos tendência, de acordo com a cadeia de supermercados americana Whole Foods.