O morango está na compota que usamos para barrar as torradas todas as manhãs, dá sabor aos iogurtes que ingerimos diariamente, enfeita as saladas de fruta e salgadas que consumimos várias vezes por semana e, de acordo com Pedro Gonçalves, diretor de marketing da Olá, em declarações à revista Visão, é a base do gelado que mais comemos todo o ano. O público nacional aprecia este fruto, sobretudo em doces e sobremesas, e gosta de degustá-lo com frequência – esta é a altura ideal para fazê-lo, visto ser típico do verão.
Os benefícios do morango para o coração
David Grotto, autor de 101 Alimentos Que Podem Salvar a Sua Vida, escreve que “uma dose de oito morangos contém mais vitamina C do que uma laranja”. Além disso, é um alimento rico em fibra, potássio, proteínas, cálcio, magnésio, ferro, ácido fólico e antioxidantes, “especialmente nos flavonóides que combatem o cancro e a doença cardíaca”. Também ajudam a controlar a diabetes tipo 2, na gestão do peso (uma vez que têm um baixo teor calórico) e funcionam como um anti-inflamatório natural.
Procure morangos vermelhos, de tamanho médio, firmes e secos, pois, à partida, são mais saborosos. Mantenha os cálices verdes enquanto conservar os frutos no frigorífico, até três dias na sua embalagem original, retirando-os apenas depois de lavados.
Conhecia todos os benefícios do morango? E, atenção, porque o limão também tem benefícios que pode não saber.