Quando não as vemos caídas nos jardins de nossa casa, as nêsperas são produzidas, em Portugal, entre abril e maio, sobretudo no Algarve. Como é um fruto bastante resistente a pragas, é uma boa opção, lá está, para plantarmos no quintal e vermos as suas folhas aparecerem no outono e os frutos amadurecerem na primavera.
Este fruto oval, alaranjado, de casca fina e polpa sumarenta tem, segundo se lê na Tabela da Composição dos Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, um baixo valor calórico (cerca de 51 calorias por cada 100 g) e um teor de potássio considerável.
Além disso, é composta por cerca de 86% de água, o que a torna hidratante e ideal para dias quentes. Rica em pectinas (fibras alimentares), atua na regulação do colesterol e, por ser uma excelente fonte de vitamina A, dá saúde às mucosas e à pele.
A nêspera do mercado para casa
Se não tem a sorte de ter uma nespereira no quintal, quando comprar nêsperas, opte por frutos intactos, com uma cor uniforme e sem zonas moles, isto porque se trata de uma fruta sensível com um tempo de vida pós-colheita relativamente curto.
À temperatura ambiente, as nêsperas mantêm-se entre seis e nove dias, enquanto, no frigorífico, duram até 15 dias.
Chá da eterna juventude
A maior parte das pessoas que gosta de comer nêsperas não sabe que as suas folhas são benéficas para a saúde. No Japão, as folhas da nespereira (Eriobotrya japonica) são muito usadas para fazer chá. O estudo Biological Activities of Extracts from Loquat (Atividade Biológica do Extrato de Nêspera, em português), publicado no Jornal Internacional de Ciência Molecular, concluiu que as folhas de nespereira contêm triterpenoides, compostos conhecidos pelas suas propriedades antialérgicas, anti-inflamatórias e antienvelhecimento.
Além de serem, muitas vezes, usadas nas fórmulas de cremes contra a acne pelas suas propriedades anti-inflamatórias, as folhas de nespereira, consumidas em chá, são benéficas para os pulmões, acalmando a tosse, por exemplo, para a diabetes e os rins, e os seus antioxidantes combatem os radicais livres.