O pistácio diminui a sensação de fome e reduz o índice de massa corporal
Comer pistácios pode trazer muitos mais benefícios para a sua saúde do que pode imaginar. Será que sabe tudo sobre este fruto seco?
Quantas coisas consegue fazer com uma mão-cheia deste fruto? Não será difícil abraçar o desafio, por se tratar de um alimento que facilmente se empresta tanto a pratos salgados como doces.
Sabia que um punhado de pistácios tem tanta fibra como meia chávena de bróculos? Eis as razões porque deve incluir o pistácio na sua alimentação.
É rico em…
Gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, fibra e fitoesteróis, e também uma boa fonte de proteínas. Fornece potássio, sódio, magnésio, ferro, cobre, fósforo, selénio, zinco. Contém ainda tiamina, ácido fólico e as vitaminas A, B6, C e E.
Benefícios do pistácio
O pistácio sacia, diminuindo a sensação de fome, regula os níveis de açúcar no sangue e, a longo prazo, ajuda a reduzir o índice de massa corporal e o perímetro abdominal. Pode ser um aliado na diabetes gestacional.
Além disso, protege a visão, diminui o stresse oxidativo, auxilia na prevenção de alguns tipos de cancro e no combate de complicações cardíacas – ao melhorar a circulação sanguínea e reduzir o colesterol total.
Em resumo:
• Dimimui a sensação de fome;
• Regula os níveis de açúcar no sangue;
• Ajuda a reduzir o IMC e perímetro abdominal;
• É um aliado da diabetes gestacional;
• Protege a visão;
• Reduz o stresse oxidativo;
• Ajuda a prevenir certos tipos de cancro;
• Melhora a digestão;
• Melhora a circulação sanguínea;
• Reduz o colesterol;
• Combate a fadiga;
Como usar
Parente do caju, do amendoim, do pêssego e da manga, o pistácio pode ser usado como snack entre refeições principais, para panar peixe e carne, como topping de saladas e enquanto base de sobremesas.
Cuidados a ter
Coma apenas os pistácios cujas cascas estejam abertas, descarte os imaturos. Se prefere consumi-los crocantes, deve fazê-lo rapidamente, pois tendem a perder essa qualidade em pouco tempo.
Pode conservá-los no frigorífico, se os utilizar no espaço de uma semana, ou congelá-los por um ano.
Fontes: 101 Alimentos que Podem Salvar a Sua Vida, David Grotto (Academida do Livro); American Pistachios; A Alimentação Cura Tudo, Dr. Mehmet Oz (Lua de Papel)
Receita de Queques de pistácio
Ingredientes
5 unidades | 1h20
8 c. sopa de manteiga sem sal
½ chávena de farinha
½ chávena de açúcar
½ chávena de açúcar mascavado
½ c. de chá de sal marinho
4 claras de ovos
1 chávena de pistácios finamente moídos
½ chávena de pistácios picados
1 c. chá de fermento em pó
Modo de preparação
1. Unte e enfarinhe as formas de queques. Derreta a manteiga numa panela em lume médio durante cerca de cinco minutos
2. Numa taça, bata os açúcares, o sal e as claras até obter uma massa homogénea. Adicione a farinha, os pistácios moídos e o fermento e combine tudo. Junte a manteiga aquecida e mexa
3. Leve ao frigorífico por uma hora. 4. Aqueça o forno a 180 ºC. Deite uma colher de sobremesa de massa em cada forma, polvilhe com os pistácios picados e leve ao forno até dourar (aprox.15 minutos)
Fonte: Adaptado de Saveur
Costuma comer este fruto seco? Conheça ainda todas propriedades da romã.