Plano alimentar alcalino: perguntas e respostas frequentes

Plano alimentar alcalino: perguntas e respostas frequentes

Tem seguido o plano alimentar alcalino? Sente-se melhor consigo própria e sente que está a ir ao encontro do seu peso natural? Ficou com alguma dúvida? Se sim, este é o momento de esclarecê-la. Leia as respostas que Dr. Stephan Domenig deu no livro A Cura Alcalina.

Por Set. 23. 2016

Nas duas últimas semanas focamo-nos no plano alimentar alcalino, com receitas saudáveis para encontrar o seu corpo ideal. Depois de lhe termos apresentado a primeira e segunda semana d’A Cura Alcalina do Dr. Stephan Domenig (e de lhe termos dado conselhos e dicas para que tudo corresse da melhor forma) eis que chega a altura de respondermos às dúvidas que possam ter surgido. Se depois de ler este artigo ficar com alguma escreva-a na parte dos comentários.


E se eu trabalhar a tempo inteiro? Posso seguir a cura alcalina?

Sem dúvida. trata-se de um objetivo muito realista. Pode preparar os seus almoços no dia anterior, e se tiver meios disponíveis, aquecê-los no trabalho. No entanto, é importante que reduza o stress durante a cura. Como tal, seria melhor que estivesse em casa durante o programa e que evitasse viagens de trabalho durante esse tempo.

Se não como carne, isso significa que sou naturalmente mais alcalino?

Não necessariamente. Há muitos alimentos vegetarianos que são acídicos, para além de poucos saudáveis. Por exemplo as fontes de proteína vegetarianas, como muitos tipos de queijo e soja, são alimentos formadores de ácidos. Além disso, qualquer alimento alcalino que não seja adequadamente mastigado tornar-se-á acídico no estômago. A chave de uma dieta alcalina é ter em conta o equilíbro e a quantidade do que come, e isso aplica-se tanto aos vegetarianos como aos restantes.

Posso beber um copo de vinho enquanto estiver a fazer a cura?

Durante os 14 dias do plano é melhor que dê ao seu sistema um descanso absoluto, pelo que desaconselhamos o álcool. Por norma, um copo de xerez ou vinho não é um problema – de facto até podem estimular o sistema digestivo – mas é aconselhável que evite os vinhos espumantes, que são automaticamente mais acídicos. Os vinhos jovens tendem a ser menos acídicos do que os velhos.

Passarei fome durante o plano alimentar alcalino?

Durante a primeira semana da cura é provável que não se sinta bem durante um dia ou dois. O mais certo é que tal resulte mais da privação de açúcar do que de fome. Tente não cair na tentação de comer chocolate e coma antes um bom pequeno-almoço, mantendo-se hidratado e descansando bastante.

Por que é que não incluiu muita fruta na cura dos 14 dias?

Gostamos de minimizar o consumo de fibra durante a cura para podermos ser o mais cuidadosos possível com o estômago. A fruta tem muito açúcar e pode, facilmente, fermentar durante os 14 dias. Em geral, contudo, a fruta pode ser comida com moderação, desde que madura. Muitas vezes a fruta que comemos não está suficientemente madura, o que torna a digestão mais difícil.

E quanto a comer fora?

Os menus dos restaurantes tendem, em geral, a ser acídicos, ainda que os que usem ingredientes frescos e de boa qualidade possam apresentar alguns pratos alcalinos. As cadeias de restaurantes, na sua maioria, têm menus acídicos. Se sair e tiver uma noite predominantemente acídica, tenha atenção ao equilíbrio e lembre-se de comer mais alimentos alcalinos nas refeições dos dias seguintes. A sopa é, por norma, um bom ponto de partida.

Recomendou que comesse batatas. As batatas não engordam?

Não – desde que não sejam fritas. Têm mais potássio do que as bananas, um elevado conteúdo de vitaminas C e B6, e não têm gordura.

Estou a ser medicado – é seguro seguir a cura alcalina?

Sem dúvida – provavelmente irá ajudá-lo. Muitas drogas modernas perturbam as bactérias presentes no estômago, pelo que uma dieta alcalina pode ajudar a uma recuperação mais rápida. No entanto, se estiver a tomar medicamentos, deve consultar o seu médico antes de dar início ao programa.

Pode o meu corpo ser demasiado alcalino?

Sim, mas trata-se de uma condição rara e não relacionada com a dieta. Se as suas leituras de pH forem muito alcalinas, consulte o seu médico.

Posso fazer uma dieta alcalina durante a gravidez?

A dieta alcalina, em geral, pode ser adotada e já se revelou útil no aumento da fertilidade. Um ambiente alcalino é benéfico para o bebé, no entanto aconselhamo-la a falar com o seu médico antes de embarcar na cura alcalina durante a gravidez.

A cura alcalina é adequada para crianças?

Esta cura é adequada para crianças.

Qual é a melhor altura para começar a cura?

A melhor altura é já.


 

Depois de seguir estas dicas e conselhos sobre o plano alimentar alcalino conte-nos como correu!

Mais sobre dietas