Nutrição

Batata: os seus benefícios e quais deve escolher para os seus mil e um cozinhados

Este é um alimento que não pode faltar em casa, seja pela sua versatilidade ou pelo seu valor nutricional. A batata Princesa Amandine dá para ser cozinhada de variadíssimas formas. Saiba por que deve escolhê-la.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Batata: os seus benefícios e quais deve escolher para os seus mil e um cozinhados Batata: os seus benefícios e quais deve escolher para os seus mil e um cozinhados
© INSTAGRAM/@princesa_amandinept
Em parceria com:
Batata: os seus benefícios e quais deve escolher para os seus mil e um cozinhados
Out. 22, 2021

É inegável que a gastronomia portuguesa é das mais ricas da Europa ou até mesmo do mundo: temos pratos repletos de história, alimentos de qualidade e sabores díspares que juntos não poderiam fazer mais sentido. À mesa não podem faltar certos alimentos, como o pão, o vinho e um enchido ou outro, mas há um alimento que liga vários pratos portugueses: a batata.

Tanto a vemos num bom cozido à portuguesa, como num polvo à lagareiro, num bacalhau cozido ou numa caldeirada de peixe. Não só a batata é um bom acompanhamento, como consegue envolver vários sabores numa só refeição. Além disso, e talvez possa não saber, este alimento está repleto de benefícios.

É o quarto alimento mais consumido em todo o mundo e é isento de gordura, rico em hidratos de carbono, tem um valor proteico superior quando comparada com outros tubérculos e o seu valor calórico pode variar conforme o seu método de confeção. A comunidade médica aconselha a ingerir 125 gramas de batata às principais refeições.

São várias as razões por que deve incluir a batata nas suas refeições:

  • É uma fonte de amido, um hidrato de carbono complexo que torna a digestão e absorção mais lenta, tornando a batata um alimento saciante;
  • Tem uma elevada percentagem de água;
  • É rica em variados micronutrientes como a Vitamina C (um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, um dos responsáveis pelo envelhecimento da pele, por exemplo) e as vitaminas do complexo B, fornecedoras de energias;
  • É rica em potássio, cálcio e fósforo.

As calorias da batata

Como já dissemos, o valor calórico depende do método de confeção. Por exemplo, imagine que tem 100 gramas de batata. Se cozer, esta quantidade terá apenas 87 calorias. Mas se fritar estas 100 gramas, o valor sobe para 227 e mais 10 gramas de gordura.

É também importante escolher a qualidade certa. E é aqui que apresentamos a Princesa Amandine: uma batata mais pequena, alongada, com pele extrafina que pode ser cozinhada.

Além disto, a sua textura permite que seja cozinhada por inteiro sem se desfazer ou encolher, por isso, é ideal para um refogado, um assado ou um cozido.

A batata Princesa Amandine é produzida em território nacional e em França, quando não é a época dela em Portugal, de forma a dar ao consumidor a mesma variedade durante todo o ano. Desde o processo de semear até à colheita, é cultivada respeitando os valores do campo.

Deixamos-lhe alguns conselhos para confecioná-la:

Se vai cozinhá-la no forno, deixe-a marinar por 30 minutos em tempero para absorver bem os aromas e especiarias;

Se fizer puré de batata, cozinhe-a com pele. Assim, vai absorver menos água e não perde tanto amido. Verá que o puré ficará cremoso e nada aguado;

Se quiser que o sabor da batata fique na água de cozedura, para preparar um caldo de batata, coloque as batatas ao mesmo tempo que põe a água na panela, ainda fria. E quando começar a ferver adicione sal.

Há inúmeras formas de cozinhar batata. Agora, basta escolher a qualidade certa para os seus cozinhados!

Últimos