Emagrecer com pequeno-almoço: não salte esta refeição!

Emagrecer com pequeno-almoço: não salte esta refeição!

Não é por acaso que é considerada a refeição mais importante do dia, por isso mesmo que queira perder peso, emagrecer com pequeno-almoço é muito importante. É este momento que lhe dá a energia de que precisa para enfrentar o resto do dia.

Por Nov. 8. 2016

Tal como um automóvel precisa de combustível para andar, o corpo precisa de nutrientes para funcionar. O pequeno-almoço é a refeição que fornece energia adequada para o começo do dia e promove as capacidades de atenção, concentração e equilíbrio”. A citação foi retirada do livro Comer Bem Sem Sacrifícios, no capítulo destinado aos erros mais frequentes na alimentação. É mesmo aí que queremos chegar. Há quem ache que emagrecer com pequeno-almoço não funciona. Errado!

Erro, mito, engano, falha! Esta é a refeição mais importante do dia, independentemente de estar a fazer dieta ou não. Ao deixar de a tomar até pode ficar mais magra, mas será uma magreza doente. Segundo a nutricionista Andreia Santos, “A omissão do pequeno-almoço (…) aumenta o número de horas do jejum noturno, logo o organismo acaba por utilizar as reservas de proteínas e, consequentemente, ocorre perda de massa muscular.”


Emagrecer com pequeno-almoço: se não tomar o pequeno-almoço não ficamos com mais fome durante o dia?

Exatamente! “Quando saltamos o pequeno-almoço, privamo-nos de alimentos muito saudáveis e esta refeição, sendo feita de forma completa, constitui uma boa arma na gestão do peso, pois reduz substancialmente a sensação de fome que pode sentir ao logo do dia, evitando que tenha tendência a fazer escolhas menos saudáveis (muita gordura e açúcar) e a comer muito mais do que necessita.”, lê-se no livro.

E se não tiver apetite logo de manhã?

Neste caso o melhor é começar a estimular o apetite. O conselho da nutricionista é simples: “inicialmente comece por ingerir alimentos de que gosta em quantidades reduzidas. À medida que o tempo for passando aumente, aos pouquinhos, a quantidade de alimentos ingeridos. Assim, conseguirá uma habituação progressiva.”

Então, é seguro que um bom pequeno-almoço ajuda a emagrecer, certo?

No livro A Minha Dieta, a nutricionista Ana Ni Ribeiro também confirma o nosso pensamento. “As pessoas que tomam o pequeno-almoço diariamente conseguem emagrecer mais depressa e controlar melhor o peso do que as que não o fazem, já que o corpo retém calorias porque pensa que vai passar fome mais tarde.”

Sendo assim, que alimentos devemos consumir, que também nos ajudam a emagrecer?

“Hidratos de carbono complexos, como o pão escuro ou os flocos de aveia integral, as proteínas encontradas nos laticínios, frutos secos ou fiambre de peru, bem como sementes e fruta fazem parte do grupo onde poderá variar as suas escolhas na primeira refeição do dia. Do simples café com leite magro e um pão de centeio com queijo fresco, às panquecas de iogurte, passando pelas papas de aveia com sementes e pelos batidos de fruta e legumes, até ao bolo proteico de caneca e um chá, há um sem número de opções que lhe proporcionarão pequenos-almoços variados. “, diz Ana Ni Ribeiro.


 

Toma o pequeno-almoço todos os dias? Tem dificuldades em emagrecer?

Mais sobre dietas