Costuma beber chá? Ainda que seja uma bebida tipicamente invernosa, o chá pode também ser consumido gelado nos meses mais quentes. O melhor de tudo é que, de facto, há alguns benefícios para a saúde que são relevantes e que não deve descurar.
Pedro Lôbo do Vale, médico e especialista em Medicina Geral e Familiar, explica à Saber Viver quais são os tipos de chá que devemos consumir e quais as vantagens que trazem à saúde.
Veja em baixo.
Tudo o que precisa de saber sobre chá
Qual é a importância do chá para a saúde?
O chá é proveniente da planta Camellia sinensis (como o chá preto, verde, branco e oolong). Contudo, quando falamos de chá, estamos muitas vezes a referirmo-nos também a infusões à base de outras plantas.
No espírito popular português e noutros países, são denominadas tisanas e existem centenas de diferentes tipos de infusões de plantas. Todas estas bebidas (chás e infusões) ajudam a aumentar a hidratação do organismo e trazem alguns benefícios provenientes da(s) planta(s) utilizada(s), nomeadamente por conterem importantes compostos fitoquímicos naturais.
O chá poderá substituir a água na hidratação?
A ingestão de chá ou infusões, embora nos forneça sempre líquidos, não deve substituir a totalidade da água ingerida por dia, mas pode sim complementar. A ingestão recomendada será cerca de três chávenas por dia, adaptada a cada situação em particular.
Quais são os benefícios dos diversos tipos de chá
Embora os diferentes tipos de chá sejam provenientes da mesma planta, o processo de tratamento das folhas é diferente. Contudo, e de um modo geral, podemos dizer que a ingestão de chá proveniente da Camellia sinensis oferece as características principais que esta planta contém – compostos flavonoides antioxidantes.
Que cuidados se deve ter na ingestão de teína?
A teína presente no denominado chá, assim como o teor de cafeína existente no café, dá uma sensação de vigor e de excitabilidade em algumas pessoas. Em excesso, pode ter um efeito demasiado excitante, semelhante ao efeito observado com o consumo excessivo de cafeína.
Em Portugal, há uma grande tradição de infusões e tisanas, quais as que mais recomendaria em termos de benefícios para a saúde?
A infusão ou tisana a recomendar dependerá de cada situação. Caso se pretenda uma ajuda no conforto gastrointestinal, poderá escolher-se uma infusão à base de gengibre ou de hortelã-pimenta; caso se pretenda um suporte na desintoxicação, pode optar-se por uma infusão de alcachofra; se objetivo for promover a digestão de gorduras, poderá ser sugerida uma infusão de dente-de-leão ou cardo-mariano.
Caso não haja nenhuma indicação ou objetivo específico, poderá optar-se por variar e utilizar as mais gerais: erva príncipe, cidreira, tília, camomila, gengibre ou hortelã-pimenta.