Nutrição

Sobreviva às tentações da Páscoa com equilíbrio e as substituições certas

A mesa lá de casa prepara-se para receber os pratos típicos desta altura? Saiba que substituições de doces de Páscoa pode fazer para sobreviver à época de forma equilibrada.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Sobreviva às tentações da Páscoa com equilíbrio e as substituições certas Sobreviva às tentações da Páscoa com equilíbrio e as substituições certas
© Thinkstock
Marta Chaves
Escrito por
Mar. 28, 2018

À semelhança do Natal, a Páscoa é época de fartura. Além dos folares e doces tradicionais, os chocolates estão sempre à espreita, ou  não houvesse uma boa variedade de ovos e caixas de bombons À venda um pouco por todo o lado. Se este ano quer fugir ao açúcar, a solução é procurar alternativas e fazer substituições.

 

Acreditamos que é possível comer bem, sem grandes exageros. Por isso, pedimos à nutricionista Ana Rita Santos para nos dar algumas sugestões de substituições de doces de Páscoa que podemos fazer.

“Enquanto nutricionista-coach, reconheço a importância da valência de coaching no que diz respeito à alimentação, ajudando, por isso, os meus pacientes a encontrar estratégias e dando pequenas dicas como estas que, ‘na altura da verdade’, nos ajudam a viver as épocas festivas em pleno e sem cometer grandes excessos”, refere a nutricionista da PronoKal Group à Saber Viver.

Conheça as substituições de doces de Páscoa que pode fazer

1.  Amêndoas por frutos secos

“Substitua as típicas amêndoas cobertas em açúcar ou chocolate, “processadas” e extremamente calóricas, pela ingestão do fruto seco em si.

As amêndoas são muito ricas em vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, podendo ser um ótimo snack no dia de Páscoa”. A nutricionista aconselha, no entanto, consumir este fruto seco de forma moderada, não devendo exceder as 10 unidades por dia.

Sugestão: Mix de frutos secos, Celeiro, 6,89€

2. Sobremesas com frutas

É boa ideia também incluir frutas nos doces de Páscoa. “Pode servir a fruta fresca sob a forma de espetadas, de saladas ou até cozinhada, por exemplo, assando-a no forno com canela e adoçante.

Caso não prescinda mesmo do folar ou de outra sobremesa típica, sirva-se de uma porção pequena”, aconselha Ana Rita Santos.

3. Chocolate? Sim, mas com regras

Páscoa não é Páscoa sem chocolate, certo? Mas há forma de o poder ingerir sem sentir-se culpada. “Os conhecidos ovos de chocolate são alimentos pouco saudáveis, por serem muito calóricos e ricos em açúcar e gordura.

Assim, sugiro a sua substituição por uma porção pequena (+/-30g) de chocolate negro com mais de 70% de cacau. Caso não consiga resistir aos ovos, opte por produtos com chocolate negro. Este tipo de chocolate tem um menor teor de açúcar e um maior teor de antioxidantes e minerais importantes para a saúde”.

Sugestão: Moedas de chocolates com frutos secos, Club Life To Go, 3,50€

4. Afaste-se da mesa onde está a comida

Se a sua família é daquelas que passa a tarde à mesa, está na hora de mudar os hábitos. Aproveite para dar uma caminhada! A nutricionista explica: “Ficar dias inteiros à volta da mesa potencia uma maior ingestão alimentar.

Assim, aproveite estas caminhadas em família para aumentar o seu dispêndio energético e compensar os pequenos excessos que possa ter cometido.”


O que achou destas substituições de doces de Páscoa? Descubra ainda receitas de doces sem açúcar refinado.

Últimos